Translate

quinta-feira, 18 de março de 2021

5 canções tradicionais irlandesas do St. Patrick’s Day

Amru Salahuddien | ANADOLU AGENCY | AFP
por Octávio Messias

Conheça um pouco sobre o Dia de São Patrício, que volta a ser comemorado na Irlanda depois do primeiro ano com pubs fechados na história.

Um dos feriados nacionais mais conhecidos – e certamente o mais celebrado fora de seu país de origem–, o Dia de São Patrício, celebrado dia 17 de março, ou o St. Patrick’s Day, como é conhecido no mundo todo, homenageia o padroeiro nacional da Irlanda. Mas, como o povo irlandês é culturalmente festivo, a data – tornada dia sagrado no século XVII e feriado oficial em 1903, porém celebrada desde o século IX–, atinge proporções épicas, de verdadeira comoção nacional, como o nosso Carnaval.

Ao longo de uma semana inteira os pubs e as ruas de cidades irlandesas como Dublin e da Irlanda do Norte, como Belfast, ficam abarrotadas de pessoas assistindo desfiles e dançando ao som de canções folk tradicionais, derivadas da música celta, com direito a harpa, violino e gaita de fole. O feriado também é tradicionalmente comemorado, inclusive com apoio do poder público, em diversas capitais do mundo, como Londres, Glasgow, Nova York, Boston, Chicago, Montreal, Ontario, Sydney e Melbourne. 

E no ano passado, pela primeira vez em séculos, nenhum pub irlandês abriu durante o dia de São Patrício, assim como as comemorações em outras partes do mundo foram seriamente prejudicadas. Neste ano a celebração volta a ocorrer na Irlanda do Norte e na Irlanda, com respectivamente 40% e 10% da população vacinada, porém em meio a diversas restrições e medidas de segurança. No Brasil, onde desde o começo dos anos 2000 a data comemorativa a movimentar um circuito de pubs em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, o lugar mais propício para dançar as canções folclóricas irlandesas foi em casa. 

Preparamos uma lista com cinco das canções tradicionais da ilha ao norte da Europa para o Dia de São Patrício não passar em branco. 

DIRTY OLD TOWN

Provavelmente a mais conhecida canção tradicional irlandesa, em versão dos Chieftains, a principal banda na ativa dedicada ao gênero. 

https://youtu.be/hx3ZSqDE9Jg

THE ROVER

Versão do Chieftains em parceria com os Pogues, banda de rock irlandesa que misturava música folclórica com punk e jazz.

https://youtu.be/cZXnJ4UYh40

WHISKEY IN THE JARR

A centenária canção popular ficou famosa entre os roqueiros graças à versão da banda irlandesa Thin Lizzy, de 1973, e depois a uma do Metallica, em 1998; aqui, na voz do grupo tradicional The Irish Rovers.

https://youtu.be/cYGyERe2Vbw

THE FOGGY DEW

As versões do cantor  Derek Warfield são conhecidas por preservarem a pronúncia dos dialetos medievais irlandeses.

https://youtu.be/IKU1UxRlE0Q

A NATION ONCE AGAIN

O grupo Young WolfeTones 

1840s by Thomas Osborne Davis, the founder of the Young Irelander movement that led changes in Irish nationalism.

https://youtu.be/N7IAS4ZfCpw

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF