Translate

segunda-feira, 22 de março de 2021

20 dicas para terminar a Quaresma e estar pronto para a Semana Santa

Imagem referencial. Crédito: Pixabay

REDAÇÃO CENTRAL, 22 mar. 21 / 05:00 am (ACI).- A oração, o jejum e a esmola são os três pilares da Quaresma, através dos quais crescemos em amor e caridade, buscando uma vida nova em Cristo.

Cada dia deste tempo merece um sacrifício constante para atingir o objetivo. No entanto, o descuido ou o esquecimento de nossas vivências pode gerar e deixar sentimentos de arrependimento ou culpa.

De acordo com Patti Maguire Armstrong, autora do livro "Holy Hacks: Everyday Ways to Live Your Faith & Get to Heaven" (Truques Santos: formas cotidianas de viver a sua fé e chegar ao Céu), devemos fazer uma avaliação para ver se estamos cumprindo bem os 3 pilares da Quaresma.

Por isso, apresentamos as 20 dicas que a autora compartilhou como ajuda para concluir estes últimos dias da Quaresma e poder assim estar preparados para celebrar a Semana Santa.

Oração

1. Rezar pelos outros. Uma das obras espirituais de misericórdia é rezar pelos vivos e pelos mortos.

2. Dar graças a Deus por todos os inconvenientes durante a Quaresma. "Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3, 17).

3. Assumir o sofrimento e, com ele, unir-se à Paixão e Crucificação de Jesus Cristo. No livro "A Misericórdia Divina na minha alma: Diário de Santa Faustina", a religiosa diz: "Faço espontaneamente o oferecimento de mim mesma pela conversão dos pecadores, especialmente por aquelas almas que perderam a esperança na misericórdia de Deus" (309) "Meu sacrifício nada é por si só, mas, quando o uno ao de Jesus Cristo, torna-se onipotente" (482).

4. Planejar um tempo de oração para que a Quaresma seja diferente dos outros tempos.

5. Fazer uma publicação no Facebook oferecendo levar as intenções de oração das pessoas à adoração. Tenha cuidado, pois os pedidos de oração continuarão chegando depois que você tenha voltado da adoração. Nesse caso, você pode programar outra hora de adoração, trazer as intenções adicionais na próxima vez ou revisar o correio antes de sair de casa. Há muitas pessoas que precisam de orações.

6. Rezar pelas almas do purgatório. "Era esse um bom e religioso pensamento. Eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas" (2 Macabeus 12, 46).

7. Rezar as estações da Via-Sacra. De acordo com Irmão Estanislau (1903-1927), Jesus fez promessas aos que rezem com devoção a "Via-Sacra", incluindo uma forte proteção espiritual, enchendo-os de graças e estando perto deles na vida, especialmente na hora da morte. Há também uma indulgência plenária ligada às estações na igreja ou em um lugar onde a pessoa se movimente de uma estação para a outra.

8. Rezar por qualquer pessoa que te irrite ou incomode durante o dia.

Jejum

9. Renunciar uma refeição. Não se aplica para aqueles que não têm a opção de comer.

10. Ter apenas uma refeição por dia.

11. Abster-se de algo em cada refeição. Pode ser mostarda em seu sanduíche, o prato principal, batatas fritas, temperos para a salada... algo que seja um sacrifício. São Francisco de Sales aconselhou as pessoas a nunca deixarem a mesa sem negar alguma coisa para si mesmas.

12. Escolher um dia ou uma refeição para jejuar com pão e água. Andrew LaVallee, fundador de Live the Fast, explica: "Um jejum a pão e água nos ensina a distinguir entre o que precisamos e o que nós queremos, e entramos em um espírito pobre já que a nossa comida é simples, mas satisfatória".

13. Comer apenas por saúde e sobrevivência. Manter alimentos simples como um ovo cozido, uma torrada seca e uma banana. Esse costumava ser o café da manhã diário de Santa Teresa de Calcutá.

14. Não comer entre as refeições.

15. Jejum de vaidade. Não usar joias ou maquiagem. Vestir de propósito uma roupa que não goste. Então, continue com o seu dia esquecendo sua aparência e se concentrando mais nos outros que refletirão sua verdadeira beleza.

Esmolas

16. Pedir a Deus para revelar o "Lázaro" de sua vida que precisa de sua oferta. "Lázaro estava morrendo do lado de fora da casa do homem rico, ignorado, exceto pelos cães que lambiam as suas chagas". Quando os dois homens morreram, Lázaro foi para o céu, mas o rico não (Lucas 16, 19-31).

17. Se fizer abstenção de algo que custe dinheiro, como café ou cigarros, dar esse dinheiro aos pobres.

18. Arrecadar fundos on-line através de petições para causas dignas.

19. Fazer o sacrifício doer, sem excesso.

20. Escolher algo do guarda-roupa que goste muito e dar para os pobres. Encontre um objeto por dia ou um objeto por semana. "Não ajunteis para vós tesou­ros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração" (Mt 6, 19-21).

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF