Translate

terça-feira, 30 de março de 2021

Estudo mostra que a vida religiosa nos EUA está voltando ao normal

Dziurek | Shutterstock
por J-P Mauro

Os pesquisadores sugerem que a vacinação fará com que a frequência à igreja volte ao normal.

As igrejas não estarão lotadas nesta Páscoa, mas a prática religiosa está começando a se normalizar na América. Uma pesquisa conduzida pela Pew Research descobriu que católicos e comunidades cristãs têm visto um aumento na frequência às paróquias desde o verão passado. O retorno é marcado por uma confiança crescente de que os protocolos impedem a disseminação da COVID-19.

De acordo com o Pew, apenas 5% das igrejas católicas estão abertas para a missa, o que representa um aumento de 3% em julho passado. O relatório, intitulado “A vida nas congregações religiosas dos EUA lentamente volta ao normal”, observou que 36% dos católicos disseram que gostariam de participar da missa de Páscoa. Embora isso mostre uma tendência promissora, ainda está muito abaixo dos 58% que disseram que iriam em um ano normal. A participação na missa presencial aumentou ligeiramente, de 32% para 38%, desde agosto passado.

Católicos cautelosos

Os católicos foram considerados os mais cautelosos entre as comunidades cristãs. Quase 70% disseram apoiar os protocolos sanitários, como uso de máscara e distanciamento social, na missa. Outros 6 em cada 10 disseram acreditar que a participação na missa deve ser limitada para evitar a disseminação da COVID-19.

A pesquisa também descobriu que os católicos se sentem seguros na igreja, já que 76% dos católicos pesquisados ​​disseram que se sentem confiantes de que podem frequentar a igreja com segurança sem contrair Covid.

Embora a pesquisa tenha descoberto que muitos cristãos estão ansiosos para retornar às celebrações, ela também mostra que as pessoas estão ficando cansadas de assistir aos cultos religiosos online. Em geral, membros de denominações cristãs relataram menor comparecimento à missa virtual do que em 2020. O maior diferencial foi visto nos católicos, que caíram de 63% para 51% desde o ano passado.

Embora os números ainda sejam baixos, eles representam uma tendência promissora para o aumento da frequência à igreja. O pesquisador sênior do Pew, Greg Smith, disse à CNA que o comparecimento deve melhorar conforme mais pessoas sejam vacinadas. Ele disse:

“É de se esperar que a situação congregacional para católicos e outros cristãos melhore” com o avanço da vacinação, acrescentou ele. “Quando começamos a lançar essas perguntas em março, a situação havia melhorado muito.”

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF