Translate

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Cardeal Parolin: a Europa não deve esquecer suas raízes cristãs

Cardeal Perolin | Guadium Press
O Cardeal Pietro Parolin afirmou durante o Fórum Estratégico Bled, na Eslovênia, que “a Europa não deve esquecer suas raízes cristãs e a contribuição necessária das Igrejas”.

Redação (06/09/2021 10:38Gaudium Press) O Fórum Estratégico Bled que é dedicado ao futuro da Europa contou com a participação do secretário do estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin. No evento, o eclesiástico italiano abordou temáticas que giram em torno da solidariedade, tais como, a cooperação internacional e a migração.

Segundo Parolin “o atual enfraquecimento da confiança no direito internacional e nas organizações internacionais” é patente e acarreta consequências para o próprio projeto europeu e conclui que isso pode “afetar, em particular, o sentimento de pertencer à Europa, que se baseia na adesão a seus valores fundamentais como o respeito à dignidade da pessoa humana, um profundo senso de justiça, liberdade, diligência, espírito de iniciativa, amor à família, respeito à vida, tolerância, desejo de cooperação e paz”.

Ele salientou ainda que, em um mundo de mudanças rápidas, corre-se o risco de uma “perda de identidade, especialmente quando faltam valores compartilhados”.

Detalhou que para redescobrir a identidade comum europeia e fazer previsões a esse respeito é essencial “encorajar e apoiar um diálogo aberto, transparente e regular” com os representantes das Igrejas e as associações religiosas, que “contribuem para a formação dos valores europeus”.

Entre os valores, o cardeal ressaltou a solidariedade: “a solidariedade europeia está no coração do projeto europeu”. Por isso, os países europeus devem laborar em cooperação, “devem se ver como parceiros, e não como concorrentes, ou como colonizadores” e ainda acrescentou que “a cooperação não deve se limitar às fronteiras europeias”.

Sobre a migração, o Cardeal afirmou a necessidade de um esforço global, pois as “soluções fragmentadas são inadequadas” e as comunidades solidárias devem “ajudar os migrantes para que eles aprendam a respeitar e assimilar a cultura e as tradições das nações que os acolhem”.

Com informações Vatican News e agencia.ecclesia.pt.

Fonte: https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF