Translate

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Igreja no Brasil celebra 50 anos do Mês da Bíblia

Santuário de Caeté, onde será celebrada missa de abertura do
Mês da Bíblia / Foto: Wikimedia (domínio público)

REDAÇÃO CENTRAL, 31 ago. 21 / 12:27 pm (ACI).- Começa nesta quarta-feira, 1º de setembro, o Mês da Bíblia, que este ano completa 50 anos de sua realização na Igreja no Brasil. Para dar início à comemoração, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz uma programação que inclui missa, leitura orante e mesa redonda.

O Mês da Bíblia surgiu em 1971, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), por ocasião da celebração do seu cinquentenário. As Irmãs Paulinas, através do Serviço de Animação Bíblica (SAB) deram o primeiro impulso. Depois, a CNBB transformou o mês da Bíblia em uma proposta nacional. Segundo a CNBB, este mês temático tem o objetivo de contribuir para o “desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia na ação evangelizadora da Igreja no Brasil, criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação e facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades”.

Nesta 50ª edição, o Mês da Bíblia no Brasil tem como tema a Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema “todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). “Pedimos a todas as dioceses, paróquias, comunidades que possam se debruçar no livro escolhido que é a Carta de São Paulo aos Gálatas, como estudo e aprofundamento, e ao mesmo tempo celebrar e agradecer a Deus pelos 50 anos do Mês da Bíblia”, disse ao site da CNBB padre Jânison de Sá, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

A programação de abertura do mês da Bíblia nesta quarta-feira começará com a missa celebrada pelo presidente da CNBB e arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, no santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG). A celebração será transmitida por emissoras de inspiração católica e pelo Facebook e Youtube da CNBB.

À tarde, às 17h, o arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, conduzirá uma edição especial do programa Leitura Orante, na TV Evangelizar. E, às 20h, será realizada uma mesa redonda com a participação do secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), dom Joel Portella Amado, o arcebispo de Curitiba, dom José Peruzzo, e presidente da obra Evangelizar é Preciso, padre Reginaldo Manzotti. O evento será transmitido por emissoras de inspiração católica.

Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF