Translate

domingo, 14 de março de 2021

A santa que nos mostra o que fazer quando a vida não vai como planejamos

Public Domain
por Cecília Pigg

Essa mulher poderosa do século 14 nos inspira a fazer a vontade de Deus.

Você se sente preso(a) em uma vida que não pediu?

Talvez você se sinta chamado(a) para o casamento, mas a pessoa certa ainda não apareceu. Ou talvez você sinta que se casou com muita pressa e deveria ter esperado ou explorado outras vocações. Ao sentimento de estar preso, acrescente o fato de que você vive em uma cultura que o pressiona a seguir seus sonhos. E para intensificar a situação, imagine que você sente fortemente que Deus está te chamando para fazer algo que você parece não conseguir realizar.

A santa cuja festa celebramos em 9 de março, Santa Francisca Romana, compreende perfeitamente esta frustração particular. Ela não levou a vida que esperava. Deus a estava chamando para ser freira – ela tinha certeza disso. E era isso que ela também queria. Mas seu pai insistiu que ela se casasse, e ela não conseguiu convencê-lo do contrário. Francisca acabou cedendo e, a contragosto, casou-se com um homem que seu pai escolheu, um homem chamado Lorenzo.

O casamento infeliz

Ela passou seus primeiros dias e meses de casamento infeliz e perturbada. Aquilo não era o que ela queria para sua vida. Receber convidados, administrar uma casa e se dar bem com seus sogros eram coisas pesadas ​​e difíceis para ela. Na verdade, sua insatisfação e estresse fizeram com que ela adoecesse fisicamente. Mas foi depois de se recuperar dessa doença que ela teve um grande ponto de inflexão.

Em um momento de graça, ela percebeu que para fazer a vontade de Deus, ela tinha que viver seu casamento com Lorenzo ao máximo. E isso mudou tudo para ela. Ela deu passos concretos para abraçar sua vida completamente, mesmo quando não estava fazendo o que se sentia chamada. Aqui estão algumas dessas etapas.

Amizade

Uma das mulheres em seu círculo queria crescer em santidade tanto quanto ela. Quando Francisca descobriu isso, elas imediatamente uniram forças. Juntas, montaram uma pequena capela e um cronograma de oração, bem como um cronograma de saídas para ajudar os pobres. A amizade delas as ajudou a se concentrar no que era importante em suas vidas e as fez seguir em frente.

Abraçar os deveres

Isso significava dar festas e participar de grandes reuniões, relacionar-se bem com a sogra e, por fim, administrar uma grande casa sozinha. Eram coisas pelas quais ela, de fato, não estava interessada. Mas, uma vez que ela se dedicou totalmente a tudo isso, ela se saiu bem e era incomparável.

Muitos de nós têm a capacidade de se sair bem em situações que normalmente não buscaríamos. Frequentemente, é necessária uma mudança de perspectiva junto com algum trabalho árduo e perseverança para transformar tarefas e responsabilidades indesejadas.

Dedicação à família

Ela amava Lorenzo e seus filhos. Cuidava deles com cuidado e em espírito de oração, criando uma atmosfera calorosa na qual puderam prosperar.

Generosidade

A vida em Roma foi bastante caótica em vários momentos de seu casamento, e ela assumiu como missão compartilhar o que possuía com outras pessoas. Houve guerras, fomes e pragas que afetaram todos ao seu redor. Mas ela nunca parou de levar suprimentos e apoio para as pessoas. O sogro e o marido ficaram muito chateados por ela ser tão generosa com os bens deles. Depois, entretanto, mudaram de opinião quando testemunharam como suas provisões eram milagrosamente repostas quando Francisca rezava.

O chamado

Enfim, Francisca viveu um casamento pleno e frutífero, apesar de sua frustração inicial. Mas esse não é o fim de sua história. Mais tarde, ela fundou uma comunidade religiosa, onde acabou morando após a morte do marido. O chamado para a vida religiosa que ela sentia tão fortemente era, de fato, um chamado válido. Entretanto se concretizou muito mais tarde do que ela esperava.

Então, peça a intercessão de Santa Francisca Romana quando você estiver se sentindo preso(a) ou se encontrar vivendo uma vida que nunca desejou. Deixe que ela te ajude a abraçar totalmente aquilo que você tem na vida, com amor, confiança e entrega.

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF