Translate

quarta-feira, 3 de março de 2021

Cidade alemã instala “ninhos” para abrigar moradores de rua

@ulmernest
por Dolors Massot

Mais um exemplo de que os avanços da ciência e da engenharia podem ajudar os mais vulneráveis.

Autoridades de Ulm, no sul da Alemanha, estavam preocupados com os muitos moradores de rua da cidade durante seus invernos gelados. Mas, felizmente, eles encontraram uma solução brilhante para ajudar os sem-teto.

Para se ter uma ideia, de dezembro a fevereiro, a temperatura máxima em Ulm fica abaixo de 4ºC, enquanto a mínima fica sempre abaixo de zero. Com este frio, tanto a Câmara Municipal de Ulm quanto a Caritas (uma federação católica internacional de organizações de caridade) pensaram em uma forma de ajudar os desabrigados.

Os “ninhos” de Ulm

A solução? Instalar, nas ruas, abrigos futuristas que parecem cápsulas espaciais. De fato, os abrigos foram batizados de “ninhos”. Em cada um deles, há espaço para uma pessoa deitar e dormir protegida do frio.

Um caminhão da prefeitura ajudou na instalação dos primeiros “ninhos” em 8 de janeiro deste ano. Era um projeto planejado por Ulm no ano passado, mas a pandemia o atrasou.

Os “ninhos” estão sendo colocados em parques e praças públicas. Quem precisa pode usá-los, para que ninguém fique ao ar livre à noite. Eles fornecem isolamento, privacidade e proteção contra condições climáticas adversas.

A Caritas Ulm-Alb-Donau (parte da associação diocesana Caritas Rottemburg-Stuttgart) utiliza um sensor de movimento para detectar quando alguém está usando uma cabine. Um voluntário, então, verifica quando ela está livre novamente e a deixa pronto (com medidas anti-Covid) para a próxima pessoa.

As cápsulas, feitas de madeira e aço, estão equipadas com painéis solares que garantem o aquecimento.

Ninguém deve ficar de fora

Trata-se, portanto, de um sistema complementar de ajuda aos moradores de rua que não querem (ou não podem) pernoitar num abrigo partilhado, conforme explicam a Caritas e o município de Ulm.

De fato, no inverno de 2019/2020, antes de serem instalados, eles foram testados e o feedback foi positivo tanto entre moradores de rua quanto entre moradores da cidade.

A Caritas, neste sentido, tem aplicado a política de não descartar absolutamente nem um morador de rua, um princípio de que frequentemente fala o Papa Francisco.

Em suma: na cidade onde Albert Einstein nasceu, eles encontraram uma maneira de aplicar os avanços da arquitetura e da engenharia a serviço dos mais vulneráveis.


Aleteia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF