Translate

quarta-feira, 3 de março de 2021

Espanha perde um terço de seus seminaristas em apenas duas décadas

Guadium Press
Dia São José, Dia do Seminário. Os bispos espanhóis têm pouco a comemorar, muito a pensar, bastante a rezar: no país, os seminaristas talvez não chegam a mil.

Redação (02/03/2021, 17:10, Gaudium Press) No dia 19 de março, Solenidade de São José, é comemorado o Dia do Seminário. Este ano sob o lema “Pai e irmão, como São José”.

O objetivo desta jornada é refletir a figura de São José, pelos sacerdotes, em um ano em que, como se sabe, este santo assumiu um protagonismo maior, depois que o Papa declarou o Ano de São José.

Dados referentes a 2019-2020, indicam queda no número de seminaristas

Os dados não convidam ao otimismo.
Depois de semanas de solicitá-los, a Conferência Episcopal publicou os dados correspondentes ao ano letivo 2019-20, onde se verifica uma queda acentuada do número de seminaristas. Hoje eles são apenas 1.128.

Ou seja, um terço a menos do que no início do século, quando os seminaristas espanhóis eram 1.736. E que, então, já se sentia o declínio, mitigado alguns anos depois pela última visita de João Paulo II.

Chegamos a mil seminaristas na Espanha?

A crise não para por aí.
Diante do impacto do coronavírus e das dificuldades que estão sendo observadas, alguns responsáveis ​​pelos seminários, em privado, se perguntam: Chegamos a mil seminaristas na Espanha?

A Conferência Episcopal ainda não publicou os dados relativos ao presente ano letivo, mas informações vindas de diferentes fontes, sugerem que, pela primeira vez na história, o número de seminaristas poderia ter diminuído para mil, ou menos que isso.

O assunto foi abordado na última Comissão Permanente do Episcopado Espanhol, quando os bispos conheceram em primeira mão os novos e preocupantes dados.

Haverá meios para solucionar essa situação?

A CEE lançou o Plano de Formação Sacerdotal “Formando Pastores Missionários”, com o qual a Comissão Episcopal para o Clero e os Seminários quer realizar uma profunda renovação formativa nos seminários.

Soluções? Elas não aparecem à vista e nem existe algum debate sobre isso, embora alguns bispos tenham a esperança de que, depois da pandemia, haja um retorno à religiosidade e as vocações ao sacerdócio voltem a surgir. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações e foto Religión Digital)

https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF