Translate

sábado, 24 de maio de 2025

A devoção a Nossa Senhora do Bom Conselho une Leão XIV a seus predecessores

Papa Leão XIV reza diante do famoso ícone de Nossa Senhora do Bom Conselho no santuário da Mãe do Bom Conselho em Genazzano, Itália, em 10 de maio de 2025. | Vatican Media.

A devoção a Nossa Senhora do Bom Conselho une Leão XIV a seus predecessores

Por Jonah McKeown*

23 de maio de 2025

Leão XIV, primeiro papa vindo da Ordem de Santo Agostinho (OSA), visitou logo no início de seu pontificado o santuário da Mãe do Bom Conselho em Genazzano, Itália, perto de Roma. O santuário abriga uma imagem de Nossa Senhora que apareceu ali em circunstâncias milagrosas.

Conhecida pelo título de Nossa Senhora do Bom Conselho ou Mãe do Bom Conselho, a pequena imagem de Nossa Senhora na igreja de Genazzano é tratada com carinho pelos agostinianos há séculos. Os agostinianos da região centro-oeste dos EUA, que Leão XIV liderou como prior provincial antes de ser eleito papa, supervisionam a Província de Nossa Senhora do Bom Conselho, nos EUA.

Em sua visita à igreja em 10 de maio, Leão XIV falou sobre a proteção de Nossa Senhora e a importância da devoção a ela. Ele rezou no altar e diante da imagem de Nossa Senhora ali presente, e também rezou a Nossa Senhora do Bom Conselho com a assembleia.

“Assim como a Mãe nunca abandona seus filhos, vocês também devem ser fiéis à Mãe”, disse o papa.

Quem é Nossa Senhora do Bom Conselho?

O título de “Bom Conselho” dado a Nossa Senhora é um reconhecimento da mãe de Cristo como fonte de sabedoria e orientação celestiais.

Segundo a tradição, em 25 de abril de 1467, festa de são Marcos Apóstolo, uma nuvem misteriosa desceu sobre uma antiga igreja deteriorada do século V d.C. em Genazzano, Itália, que foi dedicada a Nossa Senhora do Bom Conselho e estava sendo reformada pelos agostinianos, tendo sido confiada a essa ordem em 1356.

Quando a nuvem desapareceu, uma frágil imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus foi encontrada numa fina camada de gesso. Diz-se que a imagem, com cerca de 45 cm², ficou suspensa no ar, sem apoio.

Acreditava-se amplamente que a imagem — que se dizia ser da época dos apóstolos — havia sido milagrosamente transportada para a Itália de uma igreja de Scutari, capital da Albânia, pouco antes de sua invasão pelos otomanos naquele mesmo ano. Testes científicos feitos na década de 1950 alegam que a pequena imagem foi pintada em algum momento entre 1417 e 1431 para a igreja e foi pintada novamente antes de ser descoberta quando uma viúva pobre doou tudo o que tinha para financiar a reforma da igreja.

Independentemente de como a imagem chegou à região, nos meses seguintes ao aparecimento da imagem, um padre local atuando como tabelião registrou cerca de 160 milagres, como curas físicas, orações atendidas e conversões dramáticas.

Grande parte da igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho foi destruída na Segunda Guerra Mundial, mas a imagem permaneceu intacta e no mesmo local. Hoje, ela fica numa pequena capela que constitui o coração da igreja.

Nossa Senhora é retratada vestindo um manto azul e o Menino Jesus veste um manto vermelho. O rosto de Nossa Senhora reflete a tradição artística clássica, e o Menino tem características do estilo bizantino. Acima deles, ergue-se um arco-íris, símbolo bíblico da paz.

Ao longo dos anos, vários papas visitaram a igreja em Genazzano em busca da orientação e sabedoria de Nossa Senhora e promoveram a devoção a ela sob esse título.

O papa Urbano VII (1521–1590) rezou pelo fim de uma praga em Roma; o papa beato Pio IX buscou a intercessão de Nossa Senhora antes do concílio Vaticano I, que começou em 1869.

Leão XIII, predecessor espiritual de Leão XIV e devoto de Nossa Senhora do Bom Conselho, acrescentou a invocação em latim “Mater boni consilii, ora pronobis” (Mãe do Bom Conselho, rogai por nós) à Ladainha de Nossa Senhora em 1903. Leão XIII também aprovou o escapulário branco de Nossa Senhora do Bom Conselho e o confiou aos agostinianos.

Mais recentemente, o papa são João XXIII visitou o santuário para, à semelhança de Pio IX, buscar orientação para o concílio Vaticano II. O papa são João Paulo II apoiou a devoção numa visita à igreja em 22 de abril de 1993 e, logo depois, consagrou a Albânia a Nossa Senhora do Bom Conselho. O papa Bento XVI mandou colocar uma imagem do ícone nos Jardins do Vaticano em 2009.

Muitos peregrinos visitam a igreja em Genazzano e participam da celebração anual da primavera (no hemisfério norte), celebrada em 25 de abril. Em outras partes do mundo, a festa de Nossa Senhora do Bom Conselho é celebrada em 26 de abril.

*Jonah McKeown é jornalista e produtor de podcasts de Catholic News Agency. Tem um mestrado na Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri e trabalhou como escritor, produtor radial e camarógrafo.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/62877/a-devocao-a-nossa-senhora-do-bom-conselho-une-leao-xiv-a-seus-predecessores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF