Translate

terça-feira, 16 de março de 2021

10 anos de guerra na Síria: Papa Francisco apela à solidariedade

Família na Síria diante de escombros.
Foto: Ajuda à Igreja que Sofre (ACN)

Vaticano, 16 mar. 21 / 04:23 pm (ACI).- O último dia 15 de março marcou o décimo aniversário no conflito na Síria, que já causou milhares de mortes e o deslocamento massivo de famílias da região. Diante deste triste aniversário, o Santo Padre apelou à solidariedade da comunidade internacional e rezou pela reconciliação entre as partes.

"Dez anos atrás, começava o sangrento conflito na Síria, que causou um dos desastres humanitários mais graves de nosso tempo: um número não especificado de mortos e feridos, milhões de refugiados, milhares de pessoas desaparecidas, destruição, violência de todos os tipos e imenso sofrimento para toda a população, especialmente os mais vulneráveis, como crianças, mulheres e idosos", afirmou o Papa em sua última alocução no domingo, 14, por ocasião da Audiência Geral.

A guerra na Síria começou em 15 de março de 2011 com as primeiras manifestações públicas contra o governo central, que se transformou em guerra civil em 2012. O conflito que ainda está em curso envolve os exércitos do governante Bashar Al Asad e grupos armados que querem o fim do regime.

Em seu discurso, o Papa renovou seu "apelo sincero às partes do conflito, para que os sinais de boa vontade possam se manifestar, para que uma fenda de esperança possa se abrir para a população exausta. Espero também um compromisso firme e renovado, construtivo e solidário, da Comunidade Internacional, para que, tendo posto de lado as armas, possamos curar o tecido social e iniciar a reconstrução e a recuperação econômica.

“Rezemos ao Senhor para que tanto sofrimento, na amada e torturada Síria, não venha a ser esquecido e que nossa solidariedade possa reviver a esperança. Rezemos juntos pela amada e torturada Síria", concluiu.

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF