Translate

sábado, 6 de março de 2021

“A Igreja é ameaçada de viver como se Cristo não existisse”, alerta Cardeal Cantalamessa

Guadium Press
O pregador da Casa Pontifícia, Cardeal Raniero Cantalamessa, ministrou a segunda pregação da Quaresma aos membros da Cúria Romana com o tema “Quem de vós pode acusar-me de pecado?”.

Redação (05/03/2021 10:29, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, 5 de março, o pregador da Casa Pontifícia, Cardeal Raniero Cantalamessa, ministrou a segunda pregação da Quaresma aos membros da Cúria Romana. O tema seguido foi “Quem de vós pode acusar-me de pecado?”.

Viver como se Cristo não existisse

O purpurado iniciou advertindo que a Igreja é ameaçada pelo perigo mortal de viver como se Cristo não existisse. Este é o “pressuposto com o qual o mundo e seus meios de comunicação falam todo o tempo da Igreja”.

Segundo ele, da Igreja interessam história, organização, o ponto de vista sobre os problemas do momento, os fatos e as fofocas, mas “raramente se encontra mencionada a pessoa de Jesus”, que não entra nem no diálogo entre Fé e filosofia, nem entre fé e ciência, nem no diálogo inter-religioso.

O religioso alerta os fiéis de que “na preocupação – além do mais, justíssima – de responder às exigências e provocações da história e da cultura, nós corremos o perigo mortal de nos comportarmos, como se Cristo não existisse. Como se fosse possível falar da Igreja prescindindo de Cristo e do seu Evangelho”.

Guadium Press

Escolha do tema da segunda pregação da Quaresma aos membros da Cúria Romana

“Qual é, então, a utilidade de escolher este tema? É que aqui se falará somente dele, como se existisse só ele, e valesse a pena se ocupar só dele (o que é, definitivamente, a verdade!). O nosso intuito não é apologético, mas espiritual. Em outras palavras, não falamos para convencer os outros, os não fiéis, mas para que ele se torne sempre mais realmente o Senhor da nossa vida, o nosso tudo”, este será “o modo mais eficaz de fazer evangelização.

Em seguida, o Cardeal explicou que Aquele de quem se fala é o Cristo dos Evangelhos e da Igreja. “Podemos falar de um triângulo dogmático sobre Cristo: os dois lados são a humanidade e a divindade de Cristo, e o vértice, a unidade da sua pessoa. Tudo o que se diz de Cristo deve, assim, respeitar esse dado certo e indiscutível, isto é: que ele é Deus e homem ao mesmo tempo; melhor, na mesma pessoa”.

Do alto do Calvário, Jesus na cruz disse sete palavras, ou melhor sete frases pronunciadas durante a crucifixão. Eis um tema de meditação para a Semana Santa
Guadium Press

Dogma da perfeita humanidade de Cristo

Focando no dogma da perfeita humanidade de Cristo, Cantalamessa ressaltou que ao longo da vida terrena de Jesus, ninguém colocou em dúvida de que ele fosse realmente um homem como os outros.

“Quando fala da humanidade de Jesus, o Novo Testamento se mostra interessado mais pela santidade dela, que da verdade ou realidade dela, mais pela sua perfeição moral do que pela sua completude ontológica”, explicou o pregador.

Cantalamessa exortou para que se volte a valorizar este dado bíblico primário. “Ninguém hoje nega que Jesus tenha sido um homem, como faziam os docetistas e os outros negadores da plena humanidade de Cristo. Assiste-se, antes, a um fenômeno estranho e inquietante: a ‘verdadeira’ humanidade de Cristo é afirmada em tácita alternativa à sua divindade, como uma espécie de contrapeso”.

O coração de Nosso Senhor permanece aberto a todos os homens e mulheres. Ainda que não possamos adorar juntos, cada um de nós pode buscá-lo nos tabernáculos de nossos próprios corações.
Guadium Press

A santidade de Nosso Senhor Jesus Cristo é uma santidade real

O pregador da Casa Pontifícia, sublinha que através da observação dos Evangelhos é possível ver que “a santidade de Jesus não é somente um princípio abstrato, ou uma dedução metafísica, mas é uma santidade real, vivida momento por momento e nas situações mais concretas da vida”.

Como exemplo, o religioso utiliza as Bem-aventuranças, que “não são apenas um belo programa de vida que Jesus traça para os outros; é a sua própria vida e a sua experiência que ele desvela aos discípulos, chamando-os a entrar na sua mesma esfera de santidade. As Bem-aventuranças são o autorretrato de Jesus”.

O coração de Nosso Senhor permanece aberto a todos os homens e mulheres. Ainda que não possamos adorar juntos, cada um de nós pode buscá-lo nos tabernáculos de nossos próprios corações.
Guadium Press

O que a santidade de Cristo significa para nós?

Em seguida, o purpurado se aprofunda sobre o significado da santidade de Nosso Senhor Jesus Cristo para nós. “Jesus comunica, doa, presenteia-nos a sua santidade. A sua santidade é também a nossa. E mais: que ele mesmo é a nossa santidade”, destacou.

Por fim, o Cardeal Cantalamessa destaca que a santidade de Jesus consistia em fazer sempre o que agradava ao Pai. E recomenda que “tentemos nos perguntar o mais frequente que pudermos, diante de toda decisão a se tomar e toda resposta a dar: ‘Qual é, no caso presente, a coisa que Jesus gostaria que eu fizesse?’ e fazê-la sem adiar”.

“Saber qual é a vontade de Jesus é mais fácil que saber, em abstrato, qual é ‘a vontade de Deus’ (ainda que as duas coincidam de fato). Para conhecer a vontade de Jesus, não devemos fazer outra coisa senão recordar o que diz no Evangelho. O Espírito Santo está ali, pronto para nos recordá-lo”, concluiu. (EPC)

https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF