Translate

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Drogas, álcool… Como os pais enfrentam os vícios dos filhos

Ground Picture / Shutterstock
Por Agnès Pinard Legry

Drogas, álcool, jogo... Os vícios destroem a vida de milhares de jovens a cada ano. A associação Saint Jean Espérance luta para protegê-los. Uma luta que também envolve apoiar pais e parentes que muitas vezes se encontram desamparados e isolados. Veja aqui:

Dê tempo ao tempo, diz o ditado popular. Mas o tempo, muitas vezes, não tira a dor. Quando Sylvie fala de seu filho Alexandre, agora com 28 anos, sentimos toda a doçura e ternura que uma mãe pode ter por um filho. Mas quando sua voz para, quando os silêncios prevalecem sobre as palavras, é a dor que volta, a angústia daqueles dias sem notícias quando você imagina o pior para seu filho. Foi há oito anos. Quando seu filho caiu nas drogas. Oito anos intercalados com períodos de hospitalização e fugas. Mas durante o ano passado, Sylvie teve algo a que recorrer. Em dezembro de 2021, Alexandre ingressou numa casa de Saint Jean Espérance, uma associação que há mais de trinta e cinco anos oferece uma maneira diferente de sair das drogas.

Ele passaria um ano em uma das duas casas da associação, acompanhado por uma equipe de religiosos e leigos empenhados em “sair das drogas”. Foi também um ano em que Sylvie só o viu uma vez. “São as regras”, diz ela. “No início nos comunicávamos por correio e depois de alguns meses um pouco por telefone, mas a escolha de nos contatar é deles”, diz ela. Com Saint Jean Espérance, é o corpo que se escuta e se cuida. Mas é também a alma. E isso faz toda a diferença.

É um lugar excepcional, eles seguem o horário dos religiosos, aprendem a viver em comunidade novamente, a ser pontuais, a ter atividades saudáveis… Eles voltam à vida!

Os jovens estão no coração do sistema, obviamente. Mas os pais e as famílias também têm seu lugar. “Saint Jean Espérance nos salvou”, Yolande admite prontamente. Seu filho Timothy é viciado em álcool desde os 20 anos de idade. Agora com 37 anos de idade, ele fez várias visitas a Saint Jean Espérance. “É um lugar excepcional, eles seguem o horário dos religiosos, aprendem a viver em comunidade novamente, a ser pontuais, a ter atividades saudáveis… Eles voltam à vida! “E, de certa forma, nós também.

Fins de semana para os pais

Todos os anos, Saint Jean Espérance organiza um fim de semana para os pais dos jovens acolhidos. Programado este ano para 4-5 de março em Pellevoisin, na região de Indre (França), permite que os pais se reúnam e discutam o que estão passando, como se posicionam como pais em relação à dependência de seus filhos, etc.

“Estes fins de semana me deram muita confiança na minha capacidade de lidar com a situação. Estes fins de semana salvaram meu relacionamento com meu filho”, diz Yolande. “Nossos amigos que não experimentaram isso em sua família não podem medir o quanto isso afeta toda a família, toda a vida”. “Quando você tem esta oportunidade de compartilhar com outros que estão passando pela mesma realidade… É a vida que salva”.

Compartilhar com outros pais, mas também com os religiosos e os psiquiatras. “Como mãe, queremos ajudar nossos filhos, alimentá-los, protegê-los, vesti-los… Estamos tentando proteger. Mas às vezes é o contrário”. E ela se lembra do dia em que, apesar das temperaturas de inverno e da precariedade em que seu filho vivia, ela se recusou a deixá-lo ir para casa. “É difícil, Deus, é difícil”. Mas é também uma verdadeira maneira de deixá-lo crescer.

SAINT-JEAN-ESPERANCE-WE-PARENTS.jpg
Um fim de semana é planejado a cada ano para os pais dos jovens hospedados
Saint Jean Espérance

Um fim de semana anual dedicado aos pais, mas também um grupo WhatsApp para compartilhar, com a possibilidade de se ter a presença de uma pessoa de referência para os pais.

Mãe de um jovem viciado, Virginie tem a voz de pessoas que fazem você querer confiar nela, que inspira confiança. Uma confiança que às vezes lhe faltou em sua vida com seu filho Jean-Baptiste. Agora com 28 anos de idade, ele começou a tomar drogas quando era menor. E aos 18 anos ele estava traficando. Uma primeira estadia em Saint Jean Espérance permitiu que ele fosse “transparente e verdadeiro”, assegura a mãe. Mas as recaídas ocorrem. “O vício em drogas é uma doença que não pode ser curada. É uma doença com a qual se aprende a conviver.

Recentemente nomeada chefe do grupo “Pais”, que organiza o fim de semana anual dos pais e mães, assim como o grupo WhatsApp para pais, ela também criou o grupo “Pais de Viciados Anônimos” com Saint Jean Espérance. O princípio: um encontro por videoconferência por mês das 18h30 às 20h, com um tema, um testemunho, que abre um debate entre cerca de dez pessoas, um moderador e um psiquiatra. “Quando os jovens saem das casas de Saint Jean Espérance, eles têm uma base sobre a qual se apoiar. E, dali em diante, os pais também.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF