Translate

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

O CRISTIANISMO E AS RELIGIÕES (7/16)

O cristianismo e as religiões | Vecteezy

COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL

O CRISTIANISMO E AS RELIGIÕES

(1997)

II.2. A única mediação de Jesus

a. Alguns temas neotestamentários

32. Já notamos que a vontade de salvação de Deus Pai se une à fé em Jesus, o único em quem o desígnio salvador se realiza: "Não há sob o céu nenhum outro nome oferecido aos homens, que seja necessário à nossa salvação" (At 4,12). Que a salvação se adquire apenas pela fé em Jesus é afirmação constante no Novo Testamento. Precisamente os que crêem em Cristo são a verdadeira descendência de Abraão (cf. Rm 9,6-7; Gl 3,29; Jo 8,31-58; Lc 1,55). A bênção de todos em Abraão encontra seu sentido na bênção de todos em Cristo.

33. Segundo o evangelho de Mateus, Jesus sentiu-se especialmente enviado ao povo de Israel (cf. Mt 15,24; 10,5-6). Essas afirmações correspondem à apresentação peculiar de Mateus da história da salvação: a história de Israel está orientada a seu cumprimento em Cristo (cf. Mt 1,22-23; 2,5-6.15.17-18.23), e a perfeição das promessas divinas se realizará quando tiverem passado o céu e a terra e tudo se tiver cumprido (cf. Mt 5,18). Esse cumprimento já se iniciou nos acontecimentos escatológicos da morte (cf. Mt 27,51-53) e ressurreição (cf. Mt 28,2-4) de Cristo. Jesus, porém, não exclui os gentios da salvação: elogia a fé de alguns deles, que não se encontra em Israel (cf. Mt 8,10; Lc 7,9, o centurião; Mt 15,21-28; Mc 7,24-30, a siro-fenícia); virão do Oriente e do Ocidente sentar-se à mesa no reino enquanto os judeus serão postos fora (cf. Mt 8,11-12; Lc 13,18-29; 11,20-24). Jesus ressuscitado dá aos onze discípulos uma missão universal (cf. Mt 28,16-20; Mc 16,15-18). A Igreja primitiva começa logo a missão aos gentios, por inspiração divina (At 10,34). Em Cristo não existe diferença entre judeus e gentios (cf. Gl 4,24; Cl 3,11).

34. Em um primeiro sentido, a universalidade da obra salvífica de Jesus se funda em que sua mensagem e sua salvação se dirigem a todos os homens e todos podem acolhê-la e recebê-la na fé. No entanto, no NT encontramos textos em que a significação de Jesus parece ir além, de algum modo é prévia à acolhida de sua mensagem por parte dos fiéis.

35. Devemos notar que tudo quanto existe foi feito por meio de Cristo (cf. 1 Cor 8,6; 1,3.10; At 1,2). Segundo Colossenses 1,15-20, tudo foi criado nele, mediante ele e tudo caminha para ele. Segundo esse mesmo texto, essa causalidade de Cristo na criação está em relação com a mediação salvífica, rumo à qual se dirige. Jesus é o primogênito da criação e o primogênito dentre os mortos; parece que na segunda primogenitura a primeira alcança todo o seu sentido. A recapitulação de tudo em Cristo é o último desígnio de Deus Pai (cf. Ef 1,10). Nessa universalidade se distingue a atuação especial de Cristo na Igreja: "Sim, ele pôs tudo sob seus pés e o outorgou, no ápice de tudo, como cabeça da Igreja que é seu corpo, a plenitude d'Aquele que o próprio Deus repleta totalmente" (Ef 1,22-23; cf. Cl 1,17).

O paralelismo paulino entre Adão e Cristo (cf. 1 Cor 15,20-22.44-49; Rm 5,12-21) parece apontar para direção idêntica. Se existe uma relevância universal do primeiro Adão, enquanto primeiro homem e primeiro pecador, também Cristo há de ter uma significação salvífica para todos, embora não se explicitem com clareza os termos dessa significação. A vocação de todo homem, que agora leva a imagem do Adão de terra, é fazer-se imagem do Adão celeste.

36."O Verbo era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem" (Jo 1,9)1. E Jesus enquanto Logos encarnado que ilumina todos os homens. O Logos  exerceu a mediação criadora, não sem referência à encarnação e salvação futuras, e por isso Jesus vem aos seus, que não o recebem (cf. Jo 1,3-4.10.11). Jesus anuncia um culto a Deus em espírito e em verdade, que vai além de Jerusalém e do monte Garizim (cf. Jo 4,21-24), reconhecido pela confissão dos samaritanos: "Ele é verdadeiramente o Salvador do mundo" (Jo 4,42).

37. A mediação única de Jesus Cristo relaciona-se com a vontade salvífica universal de Deus em 1 Timóteo 2,5-6: "Pois há um só Deus e também um só mediador entre Deus e os homens, um homem: Cristo Jesus, que se entregou como resgate por todos". A unicidade do mediador (cf. também Hb 8,6; 9,15; 12,24) corresponde à unicidade do Deus que quer salvar a todos. O mediador único é o homem Cristo Jesus; também aqui se trata da significação universal de Jesus enquanto Filho de Deus encarnado. É o mediador entre Deus e os homens porque é o Filho feito homem que se entregou a morte em resgate por todos.

38. No discurso de Paulo no Areópago (cf. At 17,22-31) mostra-se com clareza que a conversão a Cristo implica ruptura com o passado. De fato, as religiões levaram os homens à idolatria. Porém, ao mesmo tempo, parece reconhecer-se a autenticidade de uma busca filosófica que, se não chegou ao conhecimento do verdadeiro Deus, nem por isso estava em um caminho completamente equivocado. A busca incerta de Deus responde aos desígnios da providência; parece que terá de ter também aspectos positivos. Há relação com o Deus de Jesus Cristo também antes da conversão (cf. At 10,34)? Não há uma atitude fechada do NT em relação a tudo que não provém da fé em Cristo; a abertura pode também se manifestar aos valores religiosos (cf. Fl 4,8).

39. O Novo Testamento nos mostra ao mesmo tempo a universalidade da vontade salvífica de Deus e a vinculação da salvação à obra redentora de Cristo Jesus, único mediador. Os homens alcançam a salvação enquanto reconhecem e aceitam na fé a Jesus, o Filho de Deus. Essa mensagem se dirige a todos sem exceção. No entanto, algumas passagens parecem insinuar uma significação salvadora de Jesus para todo homem, que pode inclusive chegar àqueles que não o conhecem. Nem uma limitação da vontade salvadora de Deus, nem a admissão de mediações paralelas à de Jesus, nem uma atribuição dessa mediação universal ao Logos eterno não identificada com Jesus são compatíveis com a mensagem neotestamentária.

Fonte: https://www.vatican.va/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF