Translate

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

O CRISTIANISMO E AS RELIGIÕES (1/16)

O cristianismo e as religiões | Politize!

COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL

O CRISTIANISMO E AS RELIGIÕES

(1997)

NOTA PRELIMINAR

O estudo do tema O cristianismo e as religiões foi proposto pela grande maioria dos membros da Comissão Teológica Internacional. Para a preparação deste estudo, constituiu-se uma subcomissão composta de S. Exa. D. Norberto Strotmann, MSC, e dos Revmos. Pes. Barthélemy Adoukonou; Jean Corbon; Mário de França Miranda, SJ; Ivan Golub; Tadahiko Iwashima, SJ; Luís F. Ladaria, SJ (presidente); Hermann J. Pottmeyer e Andrzej Szostek, MIC. As discussões gerais sobre o tema desenvolveram-se em numerosos encontros da subcomissão e durante as sessões plenárias da própria Comissão Teológica Internacional, realizadas em Roma em 1993, 1994 e 1995. O presente texto foi aprovado em forma específica, com o voto da Comissão, no dia 30 de setembro de 1996 e submetido a seu presidente, o cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, que aprovou a publicação.


INTRODUÇÃO

1. A questão das relações entre as religiões adquire cada dia maior importância, o que se deve a vários fatores. Antes de tudo, tem-se a crescente interdependência entre as diversas partes do mundo, que se manifesta em diversos planos: um número sempre maior de pessoas na maioria dos países tem acesso à informação; as migrações estão longe de ser lembrança do passado; a tecnologia e a indústria modernas provocaram intercâmbios até agora desconhecidos entre muitos países. É claro que esses fatores afetam de maneira diversa os diferentes continentes e nações; no entanto, em uma ou outra medida nenhuma parte do mundo está isenta de sua influência.

2. Tais fatores de comunicação e interdependência entre os diversos povos e culturas provocaram maior consciência da pluralidade das religiões do planeta, com os perigos e, ao mesmo tempo, as oportunidades que isso acarreta. Apesar da secularização, a religiosidade não desapareceu dos homens de nosso tempo. São conhecidos os diversos fenômenos nos quais essa religiosidade se manifesta, apesar da crise que em diversa medida afeta as grandes religiões. A importância do religioso na vida humana e os crescentes encontros entre os homens e as culturas tornam necessário o diálogo inter-religioso, em vista dos problemas e necessidades que afetam a humanidade, para o esclarecimento do sentido da vida e para uma ação comum em favor da paz e da justiça no mundo. O cristianismo, de fato, não fica nem pode ficar à margem desse encontro e consequente diálogo entre as religiões. Se, às vezes, estas foram e podem ainda ser fatores de divisão e conflito entre os povos, é de desejar que em nosso mundo apareçam ante os olhos de todos como elementos de paz e união. O cristianismo há de contribuir para que isso seja possível.

3. Para que esse diálogo possa ser frutífero, é preciso que o cristianismo, e concretamente a Igreja católica, procure esclarecer como avalia do ponto de vista teológico as religiões. Dessa valorização dependerá em grande medida a relação dos cristãos com as diversas religiões e seus adeptos, e o consequente diálogo estabelecido com elas. As reflexões que seguem têm como objeto principal a elaboração de alguns princípios teológicos que auxiliem essa valorização - propostos, porém, com a clara consciência de que existem muitas questões ainda abertas que requerem ulterior investigação e discussão. Antes de passar à exposição desses princípios, julgamos necessário traçar as linhas fundamentais do debate teológico atual. A partir dele poder-se-á entender melhor as propostas formuladas a seguir.

Fonte: https://www.vatican.va/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF