Translate

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Santa Sé: nunca deixar o uso de armas para a inteligência artificial

A Conferência em Haia sobre Inteligência Artificial Responsável
nas Forças Armadas (REAIM) | Vatican News

Em andamento em Haia um encontro de cúpula sobre "Inteligência artificial responsável no campo militar". Francesca Di Giovanni: Os sistemas baseados em IA não podem tomar decisões, enquanto desprovidos de impulso moral. Todo ataque armado deve ser ponderado e deve ser legítimo. A proposta de criação de uma agência internacional.

Michele Raviart - Cidade do Vaticano

“Os esforços despendidos para fazer a Inteligência Artificial no setor militar devem ser acompanhados por um esforço ainda maior para capacitar nossos corações e mentes para evitar conflitos.” Assim o sublinhou Francesca Di Giovanni, subsecretária para o setor multilateral da Seção para as Relações com os Estados e Organismos Internacionais, chefe da delegação da Santa Sé, que se pronunciou em Haia durante um encontro de cúpula sobre "inteligência artificial responsável no âmbito militar".

A realidade não pode ser reduzida a simulação

O próprio fato de se falar de inteligência artificial “responsável”, explica Di Giovanni, parece contraditório. A Santa Sé, de fato, “reitera a urgência de manter e justificar a diferença entre pessoas e objetos”. Os sistemas baseados em Inteligência Artificial "não podem pensar, sentir, decidir ou assumir a responsabilidade por suas ações, pois carecem de impulso moral". Na melhor das hipóteses, eles podem apenas executar instruções e simular comportamentos, enquanto "a realidade nunca pode ser reduzida a uma mera simulação de si mesma".

Todo ataque armado deve ser ponderado e legitimado

“Se importantes poderes de decisão sobre o uso da força são delegados a um sistema de armas cujo comportamento é imprevisível ou cuja finalidade e escopo operacional não são bem definidos ou conhecidos” - o exemplo é o dos sistemas de armas autônomas dotadas de capacidade de autoaprendizagem - "a ligação crucial entre 'ações', efeitos e responsabilidades seria inevitavelmente comprometido", sobretudo porque, reitera a Santa Sé, "todo ataque armado deve ser cuidadosamente ponderado e sua legitimidade deve ser comprovada".

Promover a IA para reduzir a desigualdade

Isso não quer dizer que a Santa Sé pretenda criar obstáculos à pesquisa, o desenvolvimento e o uso de tecnologias. Pelo contrário, estas devem ser orientadas, "para um horizonte mais adequado e útil, que não se baseie apenas em critérios de utilidade ou eficiência, mas na promoção do bem comum da humanidade e para a humanidade, respeitando a dignidade humana e favorecendo o nosso desenvolvimento humano integral”. Por isso, sugere-se a criação de uma agência internacional de inteligência artificial, a fim de promover seus usos pacíficos nas diversas aplicações civis para reduzir as desigualdades e prevenir seus usos nocivos, limitando suas consequências indesejáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF