Translate

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Bispo auxiliar de Los Angeles é morto

Dom David O’Connell / Víctor Alemán (Ángelus News)

LOS ANGELES, 20 Fev. 23 / 10:47 am (ACI).- O bispo auxiliar de Los Angeles, EUA, dom David O'Connell, foi morto a tiros no sábado (18).

Segundo o Los Angeles Times, o bispo de 69 anos, conhecido como "o pacificador", foi encontrado morto com um tiro na cidade de Hacienda Heights, no condado de Los Angeles, Califórnia.

O bispo irlandês foi encontrado por volta das 13h, no bloco 1500 da Janlu Avenue em Hacienda Heights.

O arcebispo de Los Angeles, dom José Gomez, publicou uma declaração no site da arquidiocese após receber a notícia.

“Estou muito triste em informar esta tarde que nosso amado bispo auxiliar, dom David O'Connell, morreu inesperadamente. É um choque e não tenho palavras para expressar minha tristeza”, escreveu o arcebispo de origem mexicana.

“Como padre e depois como bispo aqui em Los Angeles por 45 anos, o bispo Dave era um homem de profunda oração e grande amor por Nossa Mãe Santíssima”, continuou.

Dom Gomez disse ainda que o bispo morto "era um pacificador com um coração para os pobres e imigrantes e tinha paixão por construir uma comunidade onde a santidade e a dignidade de cada vida humana foram honradas e protegidas".

“Ele também era um bom amigo e sentirei muita saudade. Eu sei que todos nós iremos. Por favor, junte-se a mim na oração por dom Dave e sua família na Irlanda”, continuou o arcebispo.

“Que Nossa Senhora de Guadalupe te cubra com o manto de seu amor e que os anjos te levem ao paraíso. Descanse em paz”, concluiu dom Gomez.

A Conferência dos Bispos Católicos dos EUA se solidarizou com dom Gomez, "em luto pela perda repentina de um de seus bispos".

“O bispo O'Connell foi um membro ativo de nossa conferência e um defensor dos pobres e marginalizados, tendo atuado como chefe do subcomitê @PovertyUSA_CCHD. Descanse em paz", disse a conferência em sua conta no Twitter.

Poverty USA é uma iniciativa da Campanha Católica para o Desenvolvimento Humano, que visa combater a pobreza.

Dom David O’Connell nasceu em 16 de agosto de 1953.

Formou-se em Filosofia e Literatura Inglesa pela University College Dublin em 1975, e em Divindade pela Maynooth College em 1977. Concluiu o mestrado em Espiritualidade pela Mount St. Mary's College em 1987.

Foi ordenado sacerdote em 10 de junho de 1979, aos 25 anos. Ele trabalhou nas paróquias de St. Raymond em Downey, St. Maria Goretti, em Long Beach, e St. Hillary, em Pico Rivera.

Também serviu na Igreja St. Frances X. Cabrini, Ascension Catholic Church e nas paróquias de St. Eugenio e St. Michael, no sul de Los Angeles, onde atendeu uma comunidade afetada pela violência de quadrilhas, a pobreza, as famílias quebradas e, inclusive, viveu fortes tensões com a polícia local.

Por causa de seu grande trabalho pastoral ao enfrentar esses desafios, foi chamado de "o pacificador".

Ele foi nomeado bispo auxiliar de Los Angeles em 21 de julho de 2015 e recebeu a consagração episcopal em 8 de setembro do mesmo ano.

Foi vigário episcopal da Região Pastoral de San Gabriel, uma das cinco regiões pastorais da arquidiocese de Los Angeles.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF