Translate

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

O CRISTIANISMO E AS RELIGIÕES (4/16)

O cristianismo e as religiões | Politize!

COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL

O CRISTIANISMO E AS RELIGIÕES

(1997)

1.3. A questão da verdade

13. A toda essa discussão está subjacente o problema da verdade das religiões, relegado atualmente a um segundo plano e desligado da reflexão sobre o valor salvífico. A questão da verdade acarreta sérios problemas de ordem teórica e prática, uma vez que, no passado, teve conseqüências negativas no encontro entre as religiões. Daí a tendência a diminuir ou a privatizar esse problema, com a afirmação de que os critérios de verdade só valem para a respectiva religião. Alguns introduzem uma noção mais existencial da verdade, considerando apenas a conduta moral correta da pessoa e subestimando o fato de que suas crenças possam ser condenadas. Cria-se certa confusão entre "estar na salvação" e "estar na verdade". Seria necessário pensar mais na perspectiva cristã da salvação como verdade e do estar na verdade como salvação. A omissão do discurso sobre a verdade traz consigo a equiparação superficial de todas as religiões, esvaziando-as, no fundo, de seu potencial salvífico. Afirmar que todas são verdadeiras equivale a declarar que todas são falsas. Sacrificar a questão da verdade é incompatível com a visão cristã.

14. A concepção epistemológica subjacente à posição pluralista utiliza a distinção de Kant entre noumenon phenomenon. Sendo Deus, ou a Realidade última, transcendente e inacessível ao homem, só poderá ser experimentado como fenômeno, expresso por imagens e noções condicionadas culturalmente; isso explica que representações diversas da mesma realidade não necessitem, a priori, excluir-se reciprocamente. A questão da verdade se relativiza ainda mais com a introdução do conceito de verdade mitológica, que não implica adequação a uma realidade, mas simplesmente desperta no sujeito uma disposição adequada ao enunciado. Entretanto, é preciso observar que expressões tão contrastantes do noumenon acabam de fato por dissolvê-lo, esvaziando o sentido da verdade mitológica. Está também subjacente uma concepção que separa radicalmente o Transcendente, o Mistério, o Absoluto, de suas representações; sendo todas elas relativas, porque imperfeitas e inadequadas, não podem reivindicar exclusividade na questão da verdade.

15. A busca de um critério para a verdade de uma religião que, para ser aceito pelas outras religiões, deve situar-se fora dessa mesma religião é tarefa seria para a reflexão teológica. Certos teólogos evitam termos cristãos para falar de Deus (preferindo, por exemplo, Eternal OneUltimate RealityReal) ou para designar a. conduta correta (Reality-centredness, e não Self-centredness). Nota-se, contudo, que tais expressões ou manifestam uma dependência de determinada tradição (cristã) ou se tornam tão abstratas que deixam de ser úteis. O recurso ao humanum não convence por se tratar de um critério meramente fenomenológico, que faria a teologia das religiões dependente da antropologia dominante na época. Além disso, é preciso considerar como religião verdadeira aquela que consiga melhor seja conciliar a finitude, a provisionalidade e a mutalidade de sua autocompreensão com a infinitude para que aponta, seja reduzir à unidade (força integradora) a pluralidade de experiências da realidade e das concepções religiosas.

1.4. A questão de Deus

16. A posição pluralista pretende eliminar do cristianismo qualquer pretensão de exclusividade ou superioridade com relação às outras religiões. Para tanto, deve afirmar que a realidade última das diversas religiões é idêntica e, ao mesmo tempo, relativizar a concepção cristã de Deus no que ela tem de dogmático e vinculante. Desse modo, distingue Deus em si mesmo, inacessível ao homem, de Deus manifestado na experiência humana. As imagens de Deus são constituídas pela experiência da transcendência e pelo respectivo contexto sociocultural. Não são Deus, mas apontam corretamente para ele; isso pode ser dito também das representações não-pessoais da divindade. Como conseqüência, nenhuma delas pode se considerar exclusiva. Daí se segue que todas as religiões são relativas, não enquanto apontam para o Absoluto, mas em suas expressões e em seus silêncios. Visto que existe um único Deus e um mesmo plano salvífico para a humanidade, as expressões religiosas estão ordenadas umas às outras e são complementares entre si. Sendo o Mistério universalmente ativo e presente, nenhuma de suas manifestações pode pretender ser a última e definitiva. Assim, a questão de Deus se acha em íntima conexão com a da revelação.

17. Também relacionado com a mesma questão está o fenômeno da oração, que se encontra nas diversas religiões. Em suma, é o mesmo destinatário que se invoca sob nomes diferentes nas orações dos fiéis? Divindades e poderes religiosos, forças personificadas da natureza, da vida e da sociedade, projeções psíquicas ou míticas representam todas elas a mesma realidade? Não se dá aqui um passo indevido de uma atitude subjetiva a um juízo objetivo? Pode haver uma oração politeísta que se dirija ao verdadeiro Deus, já que um ato salvífico pode se dar por meio de uma mediação errônea. Isso não significa, porém, o reconhecimento objetivo dessa mediação religiosa como mediação salvífica, ainda que essa oração autêntica seja suscitada pelo Espírito Santo (Diálogo e Anúncio, 27).

Fonte: https://www.vatican.va/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF