Translate

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

A oração é frutífera: ela nos coloca em contato com a realidade do jeito que ela é

sun ok | Shutterstock
Por Peter Cameron

A oração é um baluarte contra o assalto das aflições, é a supressão e a extinção da guerra, é a ação eterna…

Às vezes nos perguntamos por que a nossa vida nunca muda… por que continuamos a lutar cronicamente contra os mesmos velhos pecados… por que não aparece no horizonte nenhum vislumbre de crescimento ou aperfeiçoamento pessoal… Todos esses resultados desejáveis são fruto da oração.

Recorde o episódio evangélico em que Jesus expulsa um espírito imundo (Mc 9,28-29). Os discípulos frustrados perguntam a ele: “Por que nós não conseguimos expulsá-lo?”. Jesus responde: “Esse tipo só pode ser expulso por meio da oração”.

A oração nos coloca em contato com a realidade do jeito que ela é.

A oração reverte a esterilidade. “Nosso ser não é construído de fora, como um modelo de barro”, escreveu o padre dominicano Antonin Sertillanges. “Ele se desenvolve de dentro, como uma árvore que cresce e floresce nutrida pela seiva. Em nós, a seiva é o Espírito de Cristo. A oração estimula essa nutrição”.

São João Clímaco (+649) fala do fundo da alma quando nos diz:

A oração é a conservação do mundo, a nossa reconciliação com Deus, a mãe das lágrimas, a expiação dos pecados, a ponte sobre o fluxo das tentações, o baluarte contra o assalto das aflições, a supressão e a extinção da guerra, ação eterna, fonte das virtudes, procura da graça divina, progresso espiritual, alimento da alma, iluminação da mente, libertação do desespero, manifestação de esperança, consolo na tristeza, apaziguamento da ira, espelho do progresso religioso, índice da nossa estatura, declaração da nossa condição, sinal das coisas que hão de vir, indicação da glória futura.

São Tomás de Aquino, referência como teólogo, professor e homem da Igreja, foi, acima de tudo, um homem de oração. A fecundidade que ele almejava na vida lhe veio da graça. Ele orou:

Concedei-me, ó Senhor Deus, um coração vigilante, para que nenhuma especulação sutil jamais me afaste de Vós; nobreza, para que nenhuma afeição indigna possa afastar-me de Vós; retidão, para que nenhum propósito maligno possa afastar-me de Vós. Concedei-me tal firmeza que tribulação alguma possa romper; concedei-me tal liberdade que nenhum afeto violento possa derrubar. Dai-me, ó Senhor, meu Deus, uma mente para conhecer-Vos, diligência para ver-Vos, sabedoria para encontrar-Vos.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF