Translate

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

O CRISTIANISMO E AS RELIGIÕES (10/16)

 

O cristianismo e as religiões | Vecteezy

COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL

O CRISTIANISMO E AS RELIGIÕES

(1997)

II.4. "Ecclesia Universale Salutis Sacramentum"

62. Não se pode desenvolver uma teologia das religiões sem levar em conta a missão salvífica universal da Igreja, testemunhada pela Sagrada Escritura e pela tradição de fé da Igreja. A valorização teológica das religiões foi impedida durante muito tempo por causa do princípio "extra Ecclesiam nulla salus", entendido em sentido exclusivista. Com a doutrina sobre a Igreja como "sacramento universal da salvação" ou "sacramento do Reino de Deus", a teologia trata de responder à nova apresentação do problema. Tal ensinamento, também acolhido pelo concílio Vaticano II, se concilia com a visão sacramental da Igreja no Novo Testamento.

63. Atualmente, a questão primária já não é se os homens podem alcançar a salvação ainda que não pertençam à Igreja Católica visível; tal possibilidade é considerada como teologicamente certa. A pluralidade das religiões, da qual os cristãos são cada vez mais conscientes, o melhor conhecimento dessas mesmas religiões e o necessário diálogo com elas, sem deixar em último lugar a mais clara consciência das fronteiras espaciais e temporais da Igreja, nos interrogam sobre se se pode ainda falar da necessidade da Igreja para a salvação e sobre a compatibilidade desse princípio com a vontade salvífica universal de Deus.

a. "Extra Ecclesiam nulla salus"

64. Jesus uniu o anúncio do Reino de Deus com sua Igreja. Depois de sua morte e ressurreição, renovou-se a reunião do povo de Deus, agora em nome de Jesus Cristo. A Igreja de judeus e gentios se entendeu como obra de Deus e como comunidade na qual se experimenta a ação do Senhor elevado aos céus e de seu Espírito. Com a fé em Jesus Cristo, o mediador universal da salvação, une-se o batismo em seu nome, que mediatiza a participação em sua morte redentora, o perdão dos pecados e a entrada na comunidade de salvação (cf. Mc 16,16; Jo 3,5). Por isso o batismo é comparado com a arca da salvação (cf. 1 Pd 3,20s). Segundo o Novo Testamento, a necessidade da Igreja para a salvação se funda na única mediação salvífica de Cristo.

65. Fala-se da necessidade da Igreja para a salvação em duplo sentido: necessidade da pertença à Igreja para aqueles que crêem em Jesus, e necessidade salvífica do ministério da Igreja que, por encargo de Deus, tem de estar a serviço da vinda do Reino de Deus.

66. Em sua encíclica Mystici corporis, Pio XII trata da questão da relação com a Igreja daqueles que alcançam a salvação fora da comunhão visível dessa mesma Igreja. Diz deles que se ordenam ao corpo místico de Cristo por um desejo e anelo inconsciente (cf. DS 3821). A oposição do jesuíta americano Leonard Feeney, que insiste na interpretação exclusivista da frase "extra Ecclesiam nulla salus", dá ocasião a carta do Santo Ofício ao arcebispo de Boston de 8 de agosto de 1949, que recusa a interpretação de Feeney e esclarece o ensinamento de Pio XII. A carta distingue entre a necessidade da pertença à Igreja para a salvação (necessitas praecepti) e a necessidade dos meios indispensáveis para a salvação (intrínseca necessitas); em relação a estes últimos, a Igreja é um auxílio geral para a salvação (DS 3867-3869). No caso de ignorância invencível, basta o desejo implícito de pertencer à Igreja; esse desejo estará sempre presente quando um homem aspira conformar sua vontade à de Deus (DS 3870). A fé, porém, no sentido de Hebreus 11,6, e o amor são sempre necessários com necessidade intrínseca (cf. DS 3872).

67. O Concílio Vaticano II faz sua a frase "extra Ecclesiam nulla salus". Porém, com ela se dirige explicitamente aos católicos e limita sua validez àqueles que conhecem a necessidade da Igreja para a salvação. O Concílio considera que a afirmação se funda na necessidade da fé e do batismo afirmada por Cristo (cf .LG 14). Dessa maneira o concílio reforça o ensinamento de Pio XII, mas destaca com mais clareza o caráter parenético original dessa frase.

68. O Concílio, diversamente de Pio XII, evita a falar do votum implicitum e aplica o conceito do votumapenas ao desejo explícito dos catecúmenos de pertencer à Igreja (cf. LG 14). Dos não-cristãos se diz que estão ordenados de diversos modos ao povo de Deus. A partir das diferentes maneiras com que a vontade salvífica de Deus abraça os não-cristãos, o Concílio distingue quatro grupos: em primeiro lugar, os judeus; em segundo, os muçulmanos; em terceiro, aqueles que sem culpa ignoram o evangelho de Cristo e não conhecem a Igreja, mas buscam a Deus com coração sincero e se esforçam por cumprir sua vontade conhecida por meio da consciência; e, em quarto lugar, aqueles que, sem culpa, ainda não chegaram ao expresso reconhecimento de Deus mas, não obstante, se esforçam por levar uma vida reta (cf. LG 16).

69. Os dons que Deus oferece a todos os homens para levá-los à salvação se fundam, segundo o Concílio, em sua vontade salvífica universal (cf. LG 2; 3; 16; AG 7). O fato de que também os não-cristãos estejam ordenados ao Povo de Deus se funda em que o chamado universal à salvação inclui a vocação de todos os homens à unidade católica do Povo de Deus (cf. LG 13). O Concílio considera que a relação íntima de ambas as vocações se funda na única mediação de Cristo, que em seu Corpo que é a Igreja, se faz presente entre nós (cf. LG 14).

70.Assim se devolve à frase "extra Ecclesiam nulla salus" seu sentido original, o de exortar os membros da Igreja à fidelidade (30). Integrada essa frase na mais geral "extra Christum nulla salus", já não se encontra em contradição com o chamado de todos os homens à salvação.

NOTA:

30. Cf. Orígenes, In Iesu nave 3,5 (Sch 71, 142ss); Cipriano, De cath. Unit. 6 (CSEL 3/1, 214s); Ep. 73, 21 (CSEL 3/2, 795).

Fonte: https://www.vatican.va/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF