Translate

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Carnaval

Carnaval | pt.pngtree

CARNAVAL

Dom Carmo João Rhoden 
Bispo Emérito de Taubaté (SP) 

“Nunca nossas atitudes e ações deverão comprometer nossa dignidade”. 

1º No Brasil o carnaval divide o ano comercial em duas partes: a que procede ao carnaval e a que o segue. É celebrado do Chuí ao Oiapoque. Para consegui-lo, se trabalha o ano todo, pois, não se pode faltar na folia.  O Rei momo chega a ganhar as chaves da cidade. Quer nos parecer, que nem sempre esteja disposto, a devolvê-las… Nesse tempo atípico, bebe-se e come-se à tripa forra. Baco está solto e Pantagruel tira seu atrasado. O galo da madrugada, nem sabe, quando, cantar: está meio transtornado. Os carros alegóricos mostram, como se gasta dinheiro para inglês ver… muitos tem dificuldades em suas vidas, para serem comedidos, mas no carnaval, vale tudo. Apela-se, até à luxúria, pois, as normas morais parecem estar suspensas. Há beijos, que mesmo divididos por 3, são longos de mais… 

2º Sua história está, possivelmente, ligada ao catolicismo medieval. É claro, sem os exageros e provocações, dos dias atuais. Começasse na sexta, antes da quaresma. Quando termina? Não se sabe bem… Deveria ser na terça à noite, mas não há sempre consenso… A Quarta-Feira de Cinzas fica então para os assim chamados “igrejeiros”. Quando, as notas das escolas de samba são reveladas, é oferecido ocasião, para um carnavalzinho especial… No Brasil, ele (o carnaval), também, tem a que ver com certos costumes dos escravos: podiam então festejar mais. Hoje, faz parte da cultura brasileira: com suas escolas de samba, afoxés, frevos e maracatus etc…  

3º Que dizer? Diversão sim, sem-vergonhice não. Geralmente as coisas descambam. Apela-se. Não sem motivos, os nascimentos, nove meses depois do carnaval aumentam. Freud explica e os foliões aproveitam… Contudo o Evangelho durante o carnaval não fica suspenso, nem a consciência cristã livre de seus compromissos. Temos nossa nobreza no ser e no agir. 

4º Bom carnaval para todos, os que dele possam participar. Mas, nunca esqueçamos de nossa dignidade humana: esta, não tem férias…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF