Translate

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

“Hoje Deus sorriu para mim”: o testemunho emocionante de um médico católico

Shutterstock
Por Ricardo Sanches

"Adorei Deus, feito de carne, osso e câncer", relata o médico que, com amor, humildade e muita fé, consegue enxergar Deus em seus pacientes.

O Dr. João Carlos Resende Trindade é um médico católico que atende pacientes com câncer. Nas redes sociais, ele mostra um pouco da sua rotina e como a fé o ajuda a enfrentar as dificuldades do dia a dia da profissão.

Em uma publicação recente, o médico afirma que, através de um frágil paciente, Deus sorriu para ele.

“Hoje Deus sorriu para mim. Avistando-me na porta, abriu o mais belo sorriso, enquanto virava os olhos para o céu, como sem acreditar. Era Deus, que de novo me dava importância na minha inútil visita. Ele tinha os lábios finos e ressecados pelos opioides. Agitou as mãos em meios aos fios dos eletrodos de monitorização e queria livrá-las das cobertas ocres de um leito de UTI. Ajudei folgando a barra que O cobria até o pescoço. Esperei um aperto firme, mas as mãos de um Deus poderoso blefavam numa fragilidade que sequer comprimiam minha pele. Eram mãos frias de um Deus com o Sagrado Coração quente. Tinha dedos finos, cujos nós lembravam as contas de um Rosário. Ali eu via a sacra poesia de novo juntando rimas ricas em versos e estrofes tão claros à minha frente. Olhei tudo com atenção. Não queria perder nenhum detalhe. Era poeta, sem acreditar que lhe voltara a poesia. Seus olhos não brilhavam tanto. A pele pálida anunciava gritando tamanha morbidez. Olhou profundamente para mim, mas logo pendeu a cabeça com uma sonolência intermitente.”

“Deus, pequeno fiapo de gente”

Com o amor ao próximo, a grandeza de valores e a profundidade de fé típicos de quem consegue enxergar que Deus está em todos, sobretudo nos mais fracos e necessitados, o médico continua:

“Fiquei contemplando Deus ali, pequeno fiapo de gente, que por vezes brechava os olhos para observar eu ali do lado dEle. Parei e rezei. Adorei Deus, feito de carne, osso e câncer. Após eternos poucos minutos, tive que ir. Deus precisava descansar como após o 6⁰ dia de Criação. Catei uma colher descartável e um copo com um pouco de água. Deitei duas colheradas d’água nos secos lábios entreabertos. Iniciei um Pai-Nosso, mas Ele apenas balbuciava poucas palavras, seguindo-me na cadência da oração. Despedi-me com um pequeno beijo que estalei no ar, mas que caiu oculto por trás de minha máscara. Juntos, os mesmos lábios, agora menos secos, retribuíram meu carinho. Larguei as mãos magrinhas, recobri a caquexia e parei no último instante. Olhando de novo em meus olhos, agradeceu-me a visita. Era Cristo de novo, ali, escondido e achado, diante de mim. E por último momento, depois de uma leve pausa, Deus sorriu para mim.”

Deus disfarçado de paciente

Esta não foi a primeira vez que o Dr. João Carlos consegue ver Deus em seus pacientes. E, por seus relatos, dá para ver que ele consegue tratá-los com o amor e o respeito com que o Senhor espera ser tratado.

Em 2017, em publicação semelhante à atual, o médico descreveu que Deus o visitou disfarçado de paciente. O texto foi publicado no Facebook e comoveu a internet pelos exemplos de humanidade, respeito e fé. Clique abaixo ou aqui para ler o texto na íntegra.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF