Translate

sábado, 18 de fevereiro de 2023

MOISÉS: homem chamado por Deus para libertar seu povo

Moisés: homem chamado por Deus para libertar seu povo | revistapaz 

Por Pe. Jean Steferson Pereira

Se Deus nos chama a todos para uma missão, não seria diferente com Moisés. Esse homem foi vocacionado para libertar o povo da escravidão do Egito em nome e com a força de Deus. Tarefa árdua, tão assustadora que o fez titubear. Mas Deus conhece quem ele chama, e o capacita para a missão. Como Moisés respondeu a esse chamado?

QUEM ERA MOISÉS?

Os primeiros capítulos do livro do Êxodo nos fornecem muitos elementos sobre a vida de Moisés. Ele era descendente de Levi (cf. Ex 2,1), seus pais eram Amram e Jocabed (cf. Ex 6,14-26) e seus irmãos Aarão e Maria (cf. Ex 15,20). Ambos tomaram parte da missão de Moisés e foram, com ele, instrumentos de Deus diante da opressão do faraó. Depois de adulto, também constituiu sua própria família: casou-se com Séfora, a filha de Ragoel, o sacerdote de Madiã (cf. Ex 2,11-22). Com ela teve os filhos Gérson e Eliezer (cf. 1Cr 23,12-15).

Moisés poderia ter sido mais um dos meninos hebreus lançados no rio Nilo, como ordenou o faraó (cf. Ex 1-22). Mas sua mãe e sua irmã armaram um plano para resgatá-lo da morte. Vamos ler Ex 2,1-10 e descobrir essa história? Para nos ajudar na compreensão do texto, vamos responder as questões: Como agiram a mãe e a irmã de Moisés? Onde Moisés foi criado? Por que o menino recebeu o nome de Moisés?

Moisés também poderia ser mais um egípcio agressor dos hebreus, pois foi adotado pela filha do faraó e criado no palácio real. Porém, algo dentro dele o impelia a defender a vida do seu povo. Vamos ler também Ex 2,11-22 e entender como se deu o rompimento de Moisés com a casa do faraó, já na fase adulta da sua vida. Podemos responder, a partir da leitura: por que ele fugiu do Egito? Como aconteceu seu casamento com Séfora? Qual o significado do nome do seu primeiro filho? O que você destaca como importante nessa fase da vida de Moisés?

Em Madiã, Moisés se estabeleceu como pastor de rebanhos, junto ao sogro Ragoel, e pai de família, junto a sua esposa Séfora e seus filhos. E assim viveu por muitos anos, longe do Egito.

O CHAMADO DE DEUS E A RESPOSTA DE MOISÉS

Moisés, provavelmente, acreditava que sua vida estava tranquila e segura nas terras de Madiã, que ele poderia morrer em paz, depois de ter conquistado o que normalmente todo homem busca: trabalho, casamento e filhos. Entretanto, ninguém conhece os desígnios de Deus, que sempre nos surpreende.

Certo dia, apascentando o rebanho de seu sogro, no monte Horeb (também conhecido como monte Sinai ou monte de Deus), Moisés se encontrou diante de uma manifestação divina. Ele viu uma sarça, um arbusto, arder em fogo, mas não se consumir. Desse fogo saía a voz de um anjo de Deus que o chamava: “Moisés, Moisés!”. Perante esse chamado, a resposta de Moisés não pôde ser outra: “Eis-me aqui!” (cf. Ex 3,1-6).

Talvez esse seja um dos textos mais conhecidos da Bíblia, pois expressa fortemente a disposição de Deus em se comunicar com os homens. Nele, e nos relatos seguintes, Deus foi se revelando a Moisés e, por meio dele, a toda a humanidade como um Pai amoroso e atento, que escuta o grito dos seus filhos e se compadece deles. Deus disse seu nome a Moisés, apresentando-se como aquele que “É” e que “Está” presente na vida do seu povo (cf. Ex 3,13-15).

Diante do chamado divino e da missão recebida para libertar o povo da escravidão do Egito, conduzindo-o para a terra onde corre leite e mel (cf. Ex 3,16ss), Moisés sentiu medo  e enxergou apenas as suas limitações: eles não vão escutar a minha voz nem acreditar em mim (cf. Ex 4,13). Falou alto a fraqueza humana, mas é na fraqueza que Deus se manifesta com todo o seu poder. Por isso, o Senhor não aceitou desculpas de Moisés e o confirmou na missão: “Vai! Eu estarei com a tua boca e te ensinarei o que dizer” (Ex 4,12). E Moisés saiu, ao molde dos patriarcas de Israel, para cumprir a missão recebida, conforme Deus ordenou (cf. Ex 4,18ss).

Revista Ecoando, Ano 18, nº 70 – Jun-Ago/2020, págs. 10/11

Fonte: https://www.paulus.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF