Translate

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

O Papa: individualismo e fechamento infestam o mundo, o bem comum em primeiro lugar

O Papa Francisco com um grupo de empresários do México 
(Vatican Media)

Ao receber um grupo de empresários mexicanos, Francisco falou sobre o risco ligado às consequências das "consciências adormecidas pelo conforto" que distanciam quem sofre ou é descartado. Pediu para que prevaleça o "capital espiritual" sobre a lógica do sucesso e dinheiro.

Vatican News – Mariangela Jaguraba

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta sexta-feira (17/02), no Vaticano, um grupo de empresários mexicanos.

O Pontífice iniciou sua saudação, manifestando satisfação pelo encontro e ressaltando que "é muito triste o que estamos vivendo, como as guerras que causam estragos em toda a família humana, causando sofrimento e pobreza. Isso nos faz perder o sentido de ser família, do respeito e da tolerância com nossas diferenças e dificuldades".

"Sabemos que numa família as coisas se resolvem com paciência, com amor, dialogando, partilhando os pontos de vista e as necessidades de cada um, para nos ajudar reciprocamente", disse ainda Francisco, acrescentando:

A cultura do nosso tempo tem sido infestada pelo individualismo e pelo fechamento. Aos poucos, vemos as consequências das nossas consciências adormecidas pelo conforto, o que nos leva a perder de vista aqueles que estão sofrendo ou são descartados.

A seguir, Francisco recordou que alguns meses atrás disse "a um grupo de empresários espanhóis que o empresário católico, para poder ser sinal da presença de Deus no mundo da economia e do trabalho, precisa cuidar de sua relação com o Senhor".

O capital mais importante que podemos manter é o capital espiritual. Quando o Senhor toca o nosso coração, ampliamos o nosso olhar e somos capazes de ver os necessitados e cuidar da criação, somos capazes de colocar o bem comum em primeiro lugar, o "nós" de uma família, para deixar de lado a lógica mundana do "eu", do sucesso, do domínio, do dinheiro, excluindo os demais. Cada um de nós é chamado a contribuir para que na sociedade haja cada vez mais artesãos de paz e de uma cultura do encontro, e que na Igreja se multipliquem os construtores de uma comunidade na qual todos, sem exceção, sejam bem recebidos e amados pelo Senhor.

"Quanto a cuidar da relação com Deus, sabemos que para isso é necessário que haja bons sacerdotes, pois são eles os pastores do povo de Deus. É um direito dos fiéis ter sacerdotes bem formados e que com alegria alimentam a comunidade de fiéis com o pão da Palavra e da Eucaristia, e também que deem testemunho de uma vida dedicada aos outros", disse ainda o Papa, encorajando os empresários mexicanos a rezar e a estar perto dos sacerdotes, "para que possam concentrar as suas energias e a sua criatividade no exercício da pastoral".

Por fim, o Papa os confio à proteção de Nossa Senhora de Guadalupe. "Que Ela cuide de vocês, de suas famílias, os encoraje e os acompanhe em seus projetos de bem."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF