Translate

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

O CRISTIANISMO E AS RELIGIÕES (2/16)

O cristianismo e as religiões | Politize!

COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL

O CRISTIANISMO E AS RELIGIÕES

(1997)

I. TEOLOGIA DAS RELIGIÕES (status quaestionis)

1.1. Objeto, método e finalidade

4. A teologia das religiões ainda não apresenta um estatuto epistemológico bem definido — e esta é uma das razões determinantes da atual discussão. Na teologia anterior ao Vaticano II, constatam-se duas linhas de pensamento em relação com o problema do valor salvífico das religiões. Uma, representada por Jean Daniélou, Henri de Lubac e outros, considera que as religiões se fundam na aliança com Noé, aliança cósmica que comporta a revelação de Deus na natureza e na consciência, diversa da aliança com Abraão. Enquanto mantêm os conteúdos dessa aliança cósmica, as religiões contêm valores positivos; porém, como tais, não têm valor salvífico. São "marcos de espera" (pierres d’attenté), mas também "de tropeço" (pierres d’achoppement), devido ao pecado. De si vão do homem a Deus. Só em Cristo e em sua Igreja alcançam seu cumprimento último e definitivo. A outra linha, representada por Karl Rahner, afirma que a oferta da graça, na ordem atual, alcança todos os homens, e que estes têm certa consciência, não necessariamente reflexa, de sua ação e de sua luz. Dada a característica de socialidade própria do ser humano, as religiões, enquanto expressões sociais da relação do homem com Deus, ajudam seus adeptos a acolher a graça de Cristo (fides implicita) necessária para a salvação, e a se abrirem assim para o amor do próximo que Jesus identificou com o amor de Deus. Podem ter, nesse sentido, valor salvífico, embora contenham elementos de ignorância, de pecado e de perversão.

5. Atualmente ganha força a exigência de ura maior conhecimento de cada religião antes de se poder elaborar uma teologia. Uma vez que em cada tradição religiosa se encontram elementos de origem e alcance bem diversos a reflexão teológica deve limitar-se a considerar fenômenos concretos e bem definidos, para evitar juízos globais e apriorísticos. Desse modo, alguns defendem uma teologia da história das religiões; outros levam em consideração a evolução histórica das religiões, suas respectivas especificidades, às vezes incompatíveis entre si; outros reconhecem a importância do material fenomenológico e histórico, sem contudo invalidar o método dedutivo; outros, ainda, se negam a dar um reconhecimento positivo global das religiões.

6. Numa época em que se aprecia o diálogo, a compreensão mútua e a tolerância, é natural surgir tentativas de elaborar uma teologia das religiões a partir de critérios aceitos por todos, isto é, que não sejam exclusivos de determinada tradição religiosa. Por isso, nem sempre se distinguem claramente as condições para o diálogo inter-religioso e os pressupostos básicos de uma teologia cristã das religiões. Para fugir dos dogmatismos procuram-se padrões exteriores, que permitam avaliar a verdade de uma religião. Os esforços realizados nessa direção não chegam a convencer. Se a teologia é fides quaerens intellectum, não se vê como se pode abandonar o "princípio dogmático" ou refletir teologicamente prescindindo das próprias fontes.

7. Perante essa situação, uma teologia cristã das religiões tem diante de si diversas tarefas. Em primeiro lugar, o cristianismo deverá procurar compreender-se e avaliar-se a si mesmo no contexto de Uma pluralidade de religiões; considerar concretamente a verdade e a universalidade reivindicadas por ele. Em segundo lugar, deverá buscar o sentido, a função e o valor próprio das religiões na totalidade da história da salvação. Finalmente, a teologia cristã deverá estudar e examinar as religiões concretas, com seus conteúdos bem definidos, que deverão ser confrontados com os conteúdos da fé cristã. Para tanto é necessário estabelecer critérios que permitam uma discussão crítica desse material e uma hermenêutica que o interprete.

Fonte: https://www.vatican.va/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF