Translate

segunda-feira, 8 de março de 2021

Basílica de São Marcos, a ponte com o Oriente e as preces

Sergey-73 | Shutterstock
por Marinella Bandini

Reviva a antiga tradição quaresmal dos cristãos romanos descobrindo as "igrejas estacionais”.

A Basilica de São Marcos Evangelista, em Roma, fica a um passo da Piazza Venezia, embora esteja praticamente escondida. De acordo com a tradição, foi neste local que São Marcos viveu e escreveu seu Evangelho.

A Basílica foi construída pelo Papa Marcos em 336, em homenagem ao seu santo padroeiro. A renovação ordenada por Gregório IV em 833 foi importante, para que o corpo de São Marcos de Alexandria fosse transferido para Veneza. 

O mosaico na abside data deste período, com Jesus Cristo no centro e São Marcos e Gregório IV à sua direita, oferecendo um modelo da basílica. 

Foi Paulo IV, um veneziano, o responsável pela sua forma atual. A basílica guarda algumas relíquias de São Marcos e dos mártires persas Abdon e Sénen, mortos durante a perseguição de Decius. Isto a torna quase uma ponte natural com o Oriente.

No passado, em frente à igreja, havia uma estátua de Madama Lucrezia que hoje está localizada ao lado da construção. Ela é uma das “estátuas falantes” de Roma, às quais foram anexados folhetos para dar voz às críticas e sátiras sobre as figuras públicas da época.

Desta basílica, em 25 de abril, sai a procissão das “Preces a São Marcos”, para São Pedro, “para aplacar a Deus e torná-lO propício, a fim de que nos perdoe os pecados, afaste de nós seus castigos, abençoe os frutos da terra”. (Catecismo de São Pio X)

Juntemo-nos à esta procissão para pedir perdão e bênçãos.

Ponho a minha esperança no Senhor. Minha alma tem confiança em sua palavra. Porque junto ao Senhor se acha a misericórdia; encontra-se nele copiosa redenção.”Salmos, 129

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF