Translate

sábado, 13 de março de 2021

Rezar sozinhos tem o mesmo valor de rezar em comunidade?

CC0

"A Bíblia diz que onde dois ou mais se reúnem em nome de Deus, Ele está lá. E quando rezamos sozinhos?"

Rezar sozinhos tem o mesmo valor de rezar em comunidade? Este questionamento foi enviado pela leitora Damiana Santos de Souza ao pe. Cido Pereira, que mantém uma coluna de perguntas e respostas no jornal O São Paulo, da arquidiocese paulistana. Damiana considerou:

“A Bíblia diz que onde dois ou mais estiverem reunidos em nome de Deus, Ele aí está. E quando rezamos sozinhos, Ele não se faz presente?”

O pe. Cido explicou inicialmente que a oração em conjunto é especialmente valiosa:

“Damiana, nesta Palavra de Jesus a que você se refere, Ele, de fato, valoriza muito a oração comunitária. E é bonito mesmo ver duas ou mais pessoas em oração. Essas pessoas somam forças na súplica, na ação de graças, no louvor, e Jesus garantiu estar presente no meio daqueles que se unem em oração. Uma razão forte, portanto, para orarmos na comunidade, nos grupos de oração, nos grupos de rua e em nossos lares”.

Rezar sozinhos tem o mesmo valor de rezar em comunidade?

No entanto, o fato de que a oração em conjunto seja valiosa não quer dizer que a oração individual seja sem valor. O padre prosseguiu:

“Jesus, porém, não valoriza só a oração comunitária. Ele valoriza, e muito, a oração pessoal. Ele chega a convidar a pessoa a entrar no seu quarto e orar em segredo ao Pai. Ele insiste na oração frequente: ‘Peçam e receberão, batam e a porta será aberta, procurem e encontrarão’. Jesus é mestre em oração. Ele nos ensina a orar com o exemplo. Ele orava na sinagoga, com todo o povo, orava com os discípulos e orava sozinho, num lugar isolado, só Ele e o Pai. E Jesus nos ensina com palavras… Não se esqueça de que a oração do ‘Pai-nosso’ foi Jesus quem a compôs para nós”.

Afirmar x não é negar y

O sacerdote aproveitou para recordar um importante aspecto do raciocínio lógico: quando afirmamos uma coisa, não quer dizer obrigatoriamente que estejamos negando outra coisa que seja compatível. Ele explicou:

“Afirmar algo nem sempre significa negar algo. Dizendo que Ele está no meio dos que estão rezando juntos não significa que Ele não esteja com quem reza sozinho. Quando eu digo que gosto de estar reunido com meus amigos não significa que eu não goste também de estar sozinho, não é mesmo? Por isso, Damiana, vamos orar sempre como Jesus manda. Sozinhos, no silêncio do nosso coração. Acompanhados de nossos irmãos na fé em nossas comunidades, em nossos lares, com as pessoas que amamos. Em oração, sozinhos ou acompanhados, temos a presença de Jesus conosco. Ele é o mediador entre nós e o Pai. Tanto que, em nossas celebrações litúrgicas, sempre nos dirigimos a Deus Pai, dizendo: ‘Nós vos pedimos isso, Pai, por Cristo nosso Senhor’ ou ‘Vos pedimos isso por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo'”.

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF