Translate

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

LEITURAS: "A Virgem entrou no mundo por meio de Maria" (Parte 1/3)

Algumas miniaturas das Très belles heures de Notre Dame, um dos três volumes em que está dividido o manuscrito Très belles heures du duc de Berry, século XV, Bibliothèque Nationale de Paris. Aqui, a Anunciação; abaixo, a Visitação e a Natividade | 30Giorni.

LEITURAS

Arquivo 30Dias nº 05 - 2004

"A Virgem entrou no mundo por meio de Maria"

Assim, Pio XII na encíclica Sacra virginitas. Por ocasião do quinquagésimo aniversário do documento sobre a virgindade consagrada, publicamos algumas passagens dos Padres da Igreja citadas pelo Papa.

Por Lorenzo Bianchi

«A virgindade sagrada e a castidade perfeita consagradas ao serviço de Deus estão certamente entre os tesouros mais preciosos que o seu Autor lhe legou. Por esta razão, os Santos Padres enfatizaram que a virgindade perpétua é um bem supremo de caráter essencialmente cristão. [...] Os Santos Padres – como Cipriano, Atanásio, Ambrósio, João Crisóstomo, Jerônimo, Agostinho e muitos outros – celebraram a virgindade com o mais alto louvor em seus escritos. Esta doutrina dos Santos Padres, enriquecida ao longo dos séculos pelos doutores da Igreja e pelos mestres do ascetismo cristão, certamente exerce grande influência entre os cristãos de ambos os sexos, despertando e confirmando a resolução de se consagrar a Deus por meio da castidade perfeita e de perseverar nela até a morte» ( Sacra virginitas , 1.3).

Há cinquenta anos, em 25 de março de 1954, festa da Anunciação, o Papa Pio XII publicou, no décimo sexto ano de seu pontificado, a encíclica Sacra virginitas (“Sobre a Virgindade Consagrada”). Após a introdução, ela se divide em três capítulos principais: “O Ensinamento da Igreja”, “A Razoabilidade da Virgindade” e “A Prática da Virgindade”, seguidos de uma conclusão que menciona o declínio das vocações e a perseguição sofrida pelos consagrados a Deus. É a última, em ordem cronológica, das cinco encíclicas mais importantes de Pio XII, depois de Mystici Corporis (“Sobre o Corpo Místico de Jesus Cristo e sobre Nossa União com Cristo Nele”), de 29 de junho de 1943; Divino afflante Spiritu (“Sobre o Modo Mais Adequado de Promover os Estudos Bíblicos”), de 30 de setembro de 1943; Mediator Dei (“Sobre a Sagrada Liturgia”), de 20 de novembro de 1947; e Humani generis (“Sobre Certas Opiniões Falsas que Ameaçam Subverter os Fundamentos da Doutrina Católica”), de 12 de agosto de 1950.

Abaixo, retraçamos a encíclica Sacra virginitas de Pio XII por meio de algumas citações dos escritos dos Padres da Igreja mencionados pelo Papa, introduzidas pelas palavras da encíclica e agrupadas por autor em ordem cronológica: Cipriano, bispo de Cartago, onde foi martirizado em 14 de setembro de 258; Atanásio, bispo de Alexandria, onde faleceu em 2 de maio de 373; Ambrósio, bispo de Milão, falecido em 4 de abril de 397; e, finalmente, Agostinho, bispo de Hipona, onde faleceu em 28 de agosto de 430.

                                                         
                                                                       Crédito: 30Giorni

Cipriano

Todas as citações de Cipriano usadas por Pio XII, das quais três são relatadas aqui, são retiradas da obra De habitu virginum , composta em 249

«Os Santos Padres exortam as virgens a amarem o seu divino Esposo mais do que amariam o seu próprio marido»

Sacra virginitas , 15 «Neque enim inanis haec cautio est et vana formido quae ad salutis viam consulit, quae Dominica et vitalia praecepta custodiat, ut quae se Christo dicaverint, et a carnali concupiscentia recedentes tam carne quam mente se Deo voverint, consumament opus suum magno praemio destinatum, nec ornari iam aut prazerre cuiquam nisi Domino suo estudante, a quo et mercedem virginitatis expectant" «Não é uma precaução inútil ou um medo insensato que cuida do modo de salvação, e que guarda os preceitos vivificantes do Senhor, para que as virgens que se consagraram a Cristo e, abandonando a concupiscência da carne, se consagraram a Deus tanto na carne quanto na mente, possam completar sua obra destinada a uma grande recompensa, e não se preocupem em se embelezar ou agradar a ninguém além de seu Senhor, de quem aguardam a recompensa da virgindade» Cipriano, De habitu virginum , 4: PL 4, 443-444 

«A virgindade é uma virtude angélica» 

Sacra virginitas , 27 «Quod futuri sumus iam vos esse coepistis. Vos resurrectionis gloriam in isto saeculo iam tenetis, per saeculum sine saeculi contagione transitis. Cum castae perseveratis et virgines, angelis Dei estis aequales» «O que um dia seremos, vocês já começam a ser. Vocês já desfrutam da glória da ressurreição nesta era; vocês atravessam o mundo sem serem contaminadas por ela. Enquanto "Se perseverares na castidade e na virgindade, sereis igual aos anjos de Deus." Cipriano, De habitu virginum , 22: PL 4,462

Crédito: 30Giorni

A citação de Atanásio aqui apresentada foi extraída da Apologia ad Constantium , iniciada em 353.
"A Igreja Católica costuma chamar as virgens de esposas de Cristo."
Sacra virginitas , 14.

"O Filho de Deus, nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, tendo-se feito homem por nós, aboliu a morte e libertou a raça humana da escravidão da corrupção. Além de todas essas graças, concedeu-nos possuir na terra uma imagem da própria santidade dos anjos, a virgindade. Aquelas que professam essa virtude, a Igreja Católica costuma chamar de esposas de Cristo. Mesmo os pagãos que as veem as admiram como um templo da Palavra; pois em nenhum outro lugar, na verdade, se encontra essa venerável e celestial instituição senão entre nós, cristãos."

Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF