Translate

sábado, 13 de setembro de 2025

Três documentos papais que todo casal católico deveria ler

© Antoine Mekary / ALETEIA

Dário Ramos - publicado em 10/09/25

O magistério papal sobre as famílias é fonte de formação e alimento espiritual para aqueles que desejam fortalecer seus relacionamentos.

Muitas das diversas revoluções políticas e sociais que ocorreram na década de 1960 não foram diretamente contrárias à instituição familiar, mas desafiaram a moral cristã e os ensinamentos da Igreja sobre a sexualidade e os valores da família.

Desde então, os papas têm buscado dar respostas concretas às famílias católicas sobre sua vocação e missão na Igreja e no mundo - só o Papa Francisco convocou dois sínodos sobre esse assunto, um em 2014 e outro no ano seguinte. 

Para além das muitas cartas, catequeses, pronunciamentos e homilias dos últimos pontífices sobre o valor da família, três documentos magisteriais se destacam. 

1 - HUMANAE VITAE

A pílula anticoncepcional acabara de ser lançada, e trouxe com ela várias consequências sociais, principalmente no âmbito da sexualidade. A Igreja, então, estava diante de um dilema: a contracepção artificial deveria ser acolhida como possibilidade ou rejeitada de forma incisiva pela Doutrina Católica?

Estresse | Shutterstock

Em 1963, Papa João XXIII, criou então, uma comissão para o aprofundamento da questão. Mas só em 1968, já sendo pontífice Paulo VI, depois de cinco anos de estudo, e após escutar bispos e especialistas de todo o mundo, o Papa decidiu escrever uma encíclica para responder a questão. 

Paulo VI, em vez de reduzir o tema à sexualidade, faz uma potente reflexão sobre o valor da vida humana e do amor conjugal. Além disso, o Papa denuncia os possíveis problemas decorrentes da contracepção artificial, como a perda da consciência da dignidade da pessoa humana e a degradação moral. 

É nesta encíclica que Paulo VI desenvolve o conceito de ‘paternidade responsável’. 

A Humanae Vitae é considerada a grande base inspiradora de João Paulo II para escrever a Teologia do Corpo, série de catequeses proferidas entre os anos de 1979 e 1984. 

2 - FAMILIARIS CONSORTIO 

Em 1980, o Papa João Paulo II, conhecido pela sua proximidade teológica e pastoral com a realidade familiar, convocou o primeiro Sínodo da Igreja sobre família, com o tema: “A missão da família no mundo contemporâneo”. 

No ano seguinte, como resultado do Sínodo que acabara de ocorrer, o pontífice publicou a exortação apostólica Familiaris Consortio. 

Nela, João Paulo II descreve a família como comunidade de amor e lugar de acolhida, chamada a ser testemunha de que a verdadeira felicidade está no dom de si mesmo aos outros. O papa defende a indissolubilidade do vínculo matrimonial, e aponta para o sacramento como uma grande fonte de graças para todos os membros da família. 

Além disso, trata de temas como divórcio, regulação da natalidade, vida espiritual na família, educação dos filhos e pastoral familiar.

Shutterstock

3 - AMORIS LAETITIA 

Depois de ter convocado dois sínodos sobre a vida da família, o Papa Francisco publica a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, sobre o amor na família. 

Francisco aborda de forma profunda os desafios que as famílias enfrentam hoje, e faz diversas reflexões pastorais sobre as fragilidades e dificuldades presentes nos lares cristãos. 

O papa traça um itinerário da espiritualidade familiar, e exorta as famílias a construírem seus relacionamentos em “um amor forte e cheio de valores como a generosidade, o compromisso, a fidelidade e a paciência”. 

Ele afirma que apesar da instituição familiar passar por diversas crises no mundo de hoje, o “desejo de família” continua vivo, e que o anúncio cristão sobre a família é, verdadeiramente, “uma boa notícia”.

Fonte: https://pt.aleteia.org/2025/09/10/tres-documentos-papais-que-todo-casal-catolico-deveria-ler/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF