Translate

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Os católicos fazem um “jejum da Natividade” antes do Natal?

Mehes Daniel | Shutterstock

Philip Kosloski - Paulo Teixeira - publicado em 02/12/25

Os católicos orientais e a maioria dos cristãos ortodoxos celebram um "jejum da Natividade", observando certas regras de jejum em preparação para a festa do Natal.

Embora muitos estejam familiarizados com as regras de jejum durante o período penitencial da Quaresma, poucos sabem que, historicamente, o Advento também era um tempo de jejum antes da grande festa do Natal.

As tradições de jejum que antecedem o Natal sofreram muitas mudanças ao longo dos séculos, mas os católicos orientais e os cristãos ortodoxos continuam a seguir um conjunto de regras que lhes foram transmitidas.

Jejum do Natal

A partir do século VIII, os cristãos orientais intensificaram os preparativos para o Natal. Eles acreditavam firmemente na antiga máxima: "jejue antes de festejar", e seguiam o exemplo de Cristo, jejuando por 40 dias no deserto antes de iniciar seu ministério público.

Para se prepararem adequadamente para a gloriosa celebração do Natal em 25 de dezembro, eles jejuaram por 40 dias, começando em 15 de novembro e terminando na véspera de Natal. Ao contrário da observação atual da Quaresma no Ocidente (em que os domingos são isentos de jejum), o jejum oriental inclui os domingos. Também é chamado de "o rápido de Felipe" pois começa depois da Festa de São Felipe Apóstolo no calendário bizantino.

De um modo geral, eles evitam carne, laticínios, peixe, vinho e óleo durante esse período, embora as regras do jejum tendem a variar de acordo com cada igreja.

Quaresma de São Martinho

Curiosamente, os católicos romanos tinham um jejum semelhante que começava por volta da festa de São Martinho, em 11 de novembro. Era chamado de "Quaresma de São Martinho", pois era visto de forma similar à Quaresma.

No entanto, não se tratava de um jejum diário, mas apenas observado às segundas, quartas e sextas-feiras. Era um jejum rigoroso, semelhante ao da Sexta-feira Santa e da Quarta-feira de Cinzas.

Da mesma forma que os católicos eram antigamente orientados a se abster de carne durante toda a Quaresma, a mesma regra se aplicava no período que antecede o Natal.

Esse jejum na Igreja Católica Romana desapareceu gradualmente e, no século XX, o único tipo de jejum que permaneceu foi a abstinência de carne às sextas-feiras.

Os católicos romanos não têm obrigação de jejuar e abster-se de carne durante o Advento ou a partir do Dia de São Martinho, mas alguns católicos tentaram reviver essa tradição na esperança de preparar tanto o corpo quanto a alma para a celebração do nascimento de Cristo.

Fonte: https://pt.aleteia.org/2025/12/02/os-catolicos-fazem-um-jejum-da-natividade-antes-do-natal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF