Translate

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Como saber se você é intolerante à lactose

Como saber se você é intolerante à lactose? (Foto/Crédito: Fleepik)

Como saber se você é intolerante à lactose: 6 sinais comuns que podem passar despercebidos.

Rádio Itatiaia

06/07/2025

Por Rúbia Layane (*)

Você sente inchaço, gases ou desconforto depois de consumir leite, queijo, iogurte ou outros laticínios? Se a resposta for sim, pode ser que você tenha intolerância à lactose.

A intolerância à lactose ocorre quando o organismo produz pouca ou nenhuma lactase, enzima responsável pela digestão da lactose, o açúcar presente no leite e seus derivados. Quando esse açúcar não é corretamente digerido, ele causa desconfortos no sistema digestivo.

Esses sintomas, por serem sutis ou aparecerem horas após o consumo, muitas vezes são confundidos com outras condições, como a síndrome do intestino irritável ou má digestão. A seguir, conheça os sintomas mais comuns que podem indicar intolerância à lactose.

Inchaço após consumir laticínios

Um dos indícios mais evidentes de intolerância à lactose é o inchaço que ocorre após a ingestão de leite ou derivados, como queijos, sorvetes e requeijões. O abdômen pode parecer distendido ou pesado, resultando em desconforto. Isso acontece porque a lactose que não foi digerida fermenta no intestino grosso, gerando gases e atraindo água. Muitas vezes, essa sensação é confundida com exagero alimentar, mas, se acontece com frequência após o consumo de laticínios, pode indicar intolerância.

Gases em excesso

O aumento da produção de gases intestinais, principalmente após refeições com leite ou derivados, é outro sinal comum. Isso se dá porque as bactérias intestinais fermentam a lactose que não foi digerida, liberando gases como subproduto. Esse processo pode resultar em desconforto abdominal e episódios frequentes de flatulência. Ainda que gases sejam normais, observe se estão relacionados especificamente à ingestão de produtos lácteos.

Diarreia após o consumo de leite e derivados

Em algumas pessoas, a intolerância à lactose se manifesta por meio de diarreia. Esse sintoma geralmente surge entre 30 minutos e 2 horas depois da ingestão de laticínios. Quando a lactose não é devidamente processada, ela chega ao cólon, onde retém água e provoca fezes amolecidas. Se esse sintoma ocorrer repetidamente após o consumo de leite ou derivados, é recomendável buscar orientação médica.

Desconforto ou cólicas no abdômen

A presença de cólicas ou sensação de peso abdominal após comer laticínios pode estar relacionada à intolerância à lactose. Esse desconforto é consequência da fermentação da lactose no intestino e das contrações musculares para tentar expulsar o conteúdo. Os sintomas são semelhantes aos de intoxicações alimentares leves, mas sem febre ou sinais infecciosos associados.

Náusea após a ingestão de laticínios

Algumas pessoas relatam náuseas após consumir leite ou produtos derivados. Mesmo que nem sempre leve ao vômito, esse mal-estar pode ser o suficiente para atrapalhar o dia. Ele ocorre quando o sistema digestivo reage negativamente à presença da lactose não digerida.

Estômago barulhento ou roncando

Sons de borbulhamento ou ronco abdominal, especialmente após o consumo de leite ou seus derivados, podem indicar que o organismo está com dificuldade para digerir a lactose. Esses ruídos são provocados pelo movimento dos gases e líquidos no intestino e, geralmente, vêm acompanhados de inchaço. Embora muitas vezes sejam ignorados, quando ocorrem com frequência após o consumo de laticínios, merecem atenção.

Rúbia Layane (*)

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.

Fonte: https://www.itatiaia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF