Translate

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Padre Mario Pezzi, doutor honoris causa em Teologia pela UCAM

Padre Mario Pezzi na Solene Eucaristia presidida pelo Exmo. e Revmo. Mons. José Manuel Lorca ©UCAM.

Padre Mario Pezzi, doutor honoris causa em Teologia pela UCAM

13 novembro 2025

CncMadrid

No Caminho Neocatecumenal, suas catequeses sobre o Magistério da Igreja, a serviço da evangelização, formaram gerações de pessoas em todo o mundo.

Na quinta-feira, 13 de novembro, o Padre Mario Pezzi, presbítero da Equipe Internacional do Caminho Neocatecumenal, recebeu o título de doutor honoris causa em Teologia pela Universidade Católica de San Antonio de Murcia (UCAM): um reconhecimento por seus méritos extraordinários, especialmente na atividade de pesquisa e formação no Magistério da Igreja, por meio das catequeses que, durante décadas, tem dado às comunidades Neocatecumenais.

Padre Mario Pezzi, Doutor Honoris Causa, @UCAM.

O título foi concedido durante a cerimônia de abertura do Ano Acadêmico 2025–2026, no Mosteiro dos Jerônimos (um complexo monástico do início do século XVIII, conhecido como o Escorial de Múrcia e declarado monumento nacional), onde está sediada a UCAM. A cerimônia contou com a presença de Mons. D. José Manuel Lorca Planes, Bispo da Diocese de Cartagena-Múrcia, da Presidente da UCAM, María Dolores García Mascarell, da Magnífica Reitora, Doutora Josefina García Lozano, de diversas autoridades civis e religiosas e de numerosos irmãos do Caminho Neocatecumenal da Itália e da Espanha.

A sabedoria — da qual a primeira leitura da liturgia do dia fazia um elogio — foi a pauta de todo o evento, que se iniciou com uma solene Celebração Eucarística presidida pelo bispo da diocese. Seguiu-se o Ato Acadêmico com o discurso da Magnífica Reitora (que falou de um “evento histórico, de enorme significado e de grande profundidade”), e a Laudatio, pronunciada por Dom José Alberto Cánovas Sánchez, vice-reitor da Universidade, e por Mons. Segundo Tejado Muñoz, presbítero itinerante.

Kiko Argüello, Padre Mario Pezzi e a Serva de Deus Carmen Hernández. Os Alpes, ano do Senhor de 1971 | neocatechumenaleiter.

Dom José Alberto Cánovas destacou o extraordinário trabalho de pesquisa e de formação realizado pelo Padre Mario em uma ampla gama de temas: a fundamentação racional da antropologia teológica, a doutrina social, a moral, a eclesiologia, os sacramentos e a escatologia. Tudo isso representa uma profunda contribuição a serviço da evangelização, “com o objetivo de oferecer às comunidades os elementos que as ajudem a dar razão da fé professada e vivida e, também, tornar acessível o Magistério da Igreja”. “Dar razão da esperança significa entrar em contato com os afastados e suas formas de pensamento”, explicou o Vice-reitor. Desde os primórdios do Caminho Neocatecumenal, o Padre Mario reconheceu o carisma de seus iniciadores, Kiko e Carmen, que, junto a ele, “tornaram possível a fé em gerações destinadas à apatia existencial e à ausência absoluta do próprio Ser”. Com suas catequeses sobre o Magistério, ano após ano nas convivências de início de curso, tem instruído na fé gerações de cristãos dos cinco continentes. São centrais em suas reflexões: o matrimônio e a família, o amor e a sexualidade; temas cruciais para a formação de milhares de casais do Caminho Neocatecumenal. Pessoas de diferentes idades, origens e culturas foram introduzidas aos documentos do Concílio Vaticano II e ao descobrimento da Teologia do Corpo; catequeses que fizeram crescer nelas o amor pelo Santo Padre e pela Igreja. “Em todas as suas pesquisas há um rigor extraordinário, uma clareza de pensamento e uma profunda assimilação do Magistério da Igreja, colocados a serviço da Evangelização”.

 neocatechumenaleiter.
 neocatechumenaleiter.
Chegada do Padre Mario Pezzi e início do ato de investidura ©UCAM

A concessão do doutorado honoris causa seguiu o cerimonial tradicional da investidura: a Magnífica Reitora entregou ao Padre Mario o Título e a Medalha de Doutorado, atestando “a alta dignidade da distinção”. Em seguida, o sacerdote recebeu o Livro da Sabedoria e a Lei de Deus, com o convite a conservá-los como símbolo de tudo o que deve aprender e ensinar. Outras insígnias que lhe foram confiadas incluíram: o “birrete de laureado”, “antigo e venerado emblema da profissão docente”, que usará “como coroa” de seus estudos e méritos; o “anel da antiguidade”, emblema do privilégio de assinar e selar as opiniões, pareceres e censuras de sua ciência e profissão; e, por fim, as luvas brancas, “símbolo da pureza e da fortaleza que as mãos devem preservar”, sinais de seu grau e alta dignidade.

Em seguida, o Padre Mario Pezzi pronunciou sua Lectio Magistralis, na qual, em primeiro lugar, destacou a obra do Senhor em sua vida. Sua primeira lembrança foi dedicada a José Luis Mendoza Pérez, fundador da UCAM, por quem pediu ao Senhor a recompensa pelos esforços na construção dessa obra eclesial. O recém-doutorado agradeceu à Universidade pela concessão da distinção e pelo trabalho de formação espiritual e integral dos jovens.

Investidura como Doutor Honoris Causa do Padre Mario Pezzi ©UCAM
Investidura como Doutor Honoris Causa do Padre Mario Pezzi ©UCAM
Investidura como Doutor Honoris Causa do Padre Mario Pezzi ©UCAM
Investidura como Doutor Honoris Causa do Padre Mario Pezzi ©UCAM

Entre as datas lembradas em seu discurso, o Padre Mario destacou o ano de 1984, quando foi convidado por Kiko e Carmen “a preparar uma catequese sobre a Encíclica Humanae Vitae do Papa São Paulo VI”. “Desde então, até agora – observou – pude prestar esse serviço aos irmãos”. Outro pilar de sua formação tem sido o Concílio Vaticano II. Os iniciadores do Caminho Neocatecumenal – sublinhou – tiveram a inspiração de fundá-lo “sobre os três pilares do Concílio Vaticano II”: as constituições apostólicas Lumen gentiumSacrosanctum concilium e Dei Verbum”. Esse é o tripé sobre o qual se baseia esta Iniciação Cristã: Comunidade, Liturgia e Palavra.

«Vivi este caminho da minha vida — concluiu o Pe. Mario — com a consciência de que não foi obra minha, mas que a Graça que vem do alto guiou a minha existência de maneira misteriosa, oculta e maravilhosa, como é a vida de todo cristão. Em seguida, o seu desejo: “Apaixonemo-nos pela Sabedoria de Deus! É esse espírito ágil, que penetra nas almas e forma amigos de Deus”.

Após a Lectio Magistralis, a Presidente da UCAM convidou o novo Doutor a prestar juramento diante da Cruz e sobre o Santo Evangelho. O abraço fraterno dado ao Padre Mario pelos membros da comunidade acadêmica, honrados e alegres por serem seus irmãos e colegas, foi o último momento da solene cerimônia. Um gesto de comunhão que marcou sua admissão ao Colégio de Doutores da UCAM, coroando uma manhã repleta de significado, mas não apenas isso.

Juramento ©UCAM
Juramento ©UCAM

Como destacou o Padre Segundo Tejado em sua intervenção, a concessão do doutorado honoris causa coroa uma vida dedicada, desde a juventude, à sua vocação: a evangelização. A inquietação do jovem presbítero encontrou resposta no encontro com o carisma do Caminho Neocatecumenal. “E o Padre Mario o está servindo como um fiel guardião, a exemplo de São José, com uma presença profunda que educa e sustenta tantos irmãos no caminho da fé em todo o mundo”.

 ©UCAM.
Padre Mario Pezzi e Padre Segundo Tejado durante o ato ©UCAM.
Kiko Argüello, Padre Mario Pezzi e María Ascensión, Paris, ano do Senhor de 2019 | neocatechumenaleiter

S.S. o Papa Leão XIV e o Padre Mario Pezzi. Audiência de 5 de junho de 2025 | neocatechumenaleiter

Fonte: https://neocatechumenaleiter.org/pt-br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF